Publicidade

Publicidade

terça-feira, 5 de julho de 2022

FAB intercepta avião que trazia 500kg de cocaína para o Brasil

Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave de pequeno porte carregada com 500 quilos de cocaína, que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano foram empregadas para monitorar e interceptar o avião, por volta das 12h36 (horário de Brasília) deste domingo (3), no Estado do Mato Grosso do Sul.

De acordo com a FAB, os pilotos seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Depois das tentativas de contato, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso da avião ao piloto da aeronave suspeita, porém as ordens também foram ignoradas, provocando um tiro de aviso por parte dos militares. Ainda sem retorno, a aeronave foi considerada hostil, sendo realizados os procedimentos de tiro de detenção.

A aeronave havia entrado no espaço aéreo do Brasil pela fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul e, após a execução do tiro de detenção, fez pouso forçado no Estado de São Paulo, entre as cidades de Jales e Pontalinda. A partir de então, a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS).

O avião não possuía plano de vôo e duas pessoas se evadiram antes da chegada dos policiais. Na aeronave foram encontrados em torno de 500 quilos de pasta base de cocaína.

Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País.

Fotos: Sargento Bianca / CECOMSAER e Divulgação Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário