Perfil Rotário – Eliel Lima: uma trajetória de trabalho dedicada à comunicação, inclusão social e solidariedade junto às comunidades

Compartilhe:

Eliel dos Santos Lima, nasceu em Codó, no dia 29 de agosto. Filho de Augustinho Lima, e Maria Delzuita dos Santos Lima. Cresceu e se desenvolveu intelectualmente e profissionalmente em Codó. Eliel concluiu seus estudos, se formou e logo se tornou servidor público concursado na função de Assistente Administrativo. Paralelamente se tornou comunicador social, radialista profissional, com registro na DRT Nº 817/MA, atuando nas rádios Eldorado e Mirante de Codó.

Evangélico e com o profundo propósito de ajudar ao próximo, Eliel Lima também se tornou líder comunitário e fundador da Associação das Pessoas com Deficiência de Codó- ASPEDEC. Por quinze anos foi presidente da Associação Pestalozzi de Codó, desenvolvendo um trabalho abnegado e com valorosos resultados para o desenvolvimento da instituição, que atende a tantas crianças e adolescentes no município. Com grande identificação com a instituição, Eliel Lima se tornou membro e foi presidente do Rotary Club de Codó por dois mandatos.

Rotary Club de Codó e a missão de apoio às comunidades

A trajetória de Eliel Lima no Rotary Club de Codó é marcada pelo compromisso com o serviço, pelo espírito de liderança e pela busca constante por fortalecer o impacto social da instituição. Seu primeiro contato com o Rotary aconteceu ainda na década de 1980, por meio de José Zito, rotariano do clube e seu colega de trabalho. Curioso sobre as ações desenvolvidas, acompanhava de perto as publicações da entidade e buscava conhecer cada vez mais o trabalho realizado em prol da comunidade.

A aproximação definitiva com o Rotary ocorreu a partir de 2009, durante a parceria na Campanha Natal Sem Fome, desenvolvida pela Associação Pestalozzi, Rotary Club, Grupo Águia e Tiro de Guerra. A experiência despertou sua identificação com os ideais rotários e o levou a tornar-se associado efetivo, passando a integrar oficialmente o movimento de serviço voluntário.

Campanhas sociais e uma trajetória atuante

Ao longo de sua caminhada, Eliel exerceu dois mandatos consecutivos como presidente do Rotary Club de Codó, período em que promoveu melhorias estruturais na sede da instituição. Também participou de uma Convenção Internacional do Rotary, realizada em São Paulo, vivência que considera um dos momentos mais marcantes de sua trajetória, ao conhecer lideranças rotárias de diversos países e ampliar sua visão sobre o alcance do trabalho desenvolvido pela organização. Atualmente, exerce a função de Diretor de Protocolo do clube.

Entre as ações que mais marcaram sua atuação estão a Campanha Natal Sem Fome, projeto pelo qual demonstra grande carinho, e a Campanha Hepatite Zero, iniciativa que considera um dos maiores exemplos do impacto social promovido pelo Rotary. Para Eliel, o valor que melhor representa o Rotary é o companheirismo, pois acredita que grandes projetos nascem da confiança entre as pessoas. Destaca ainda a integridade como princípio fundamental e afirma que a Prova Quádrupla do Rotary é uma importante referência ética para todas as decisões e ações da instituição.

Na vida profissional, atuando na área administrativa, procura colocar seus conhecimentos, especialmente na área da informática, a serviço do clube, contribuindo para aprimorar as rotinas e alcançar resultados concretos nas atividades rotárias.

Futuro do Rotary e as novas gerações

Ao falar sobre o futuro do Rotary, Eliel defende uma instituição cada vez mais dinâmica, moderna e presente na comunidade. Para ele, é preciso investir em projetos de impacto visível, aproximar-se da população, utilizar melhor a tecnologia, fortalecer a comunicação nas redes sociais e incentivar a participação de jovens, mulheres e novos profissionais.

Sua mensagem aos futuros associados é um convite ao protagonismo: “O Rotary não é um lugar apenas para assistir reuniões, mas para construir, servir e transformar vidas. Aqui ninguém precisa estar pronto para começar. Aprende-se servindo, cresce-se junto e acerta-se junto. O mundo precisa daquilo que só você pode oferecer.

Terremoto e devastação: no aguardo de ajuda internacional e com milhares de desaparecidos, Venezuela entra no 3º dia de buscas

Compartilhe:
A Venezuela entra neste sábado (27) no terceiro dia de buscas das vítimas do terremoto, ainda aguardando a chegada de ajuda internacional para procurar e resgatar as pessoas que ainda estão em meio aos escombros.

Segundo o balanço provisório do governo, 920 pessoas morreram nos tremores da última quarta-feira (26), 3.360 ficaram feridas e 4.000 estão desabrigadas. Quase 400 prédios foram danificados ou desabaram completamente.

O número real de vítimas, contudo, pode ser muito maior. O Escritório de Ajuda Humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) estima que o número de desaparecidos na tragédia seja de mais de 50 mil.
Na noite de quarta-feira (24), dois terremotos em sequência atingiram a região norte do país, onde fica Caracas. Além das mortes, os tremores derrubaram prédios e deixaram um rastro de destruição na capital venezuelana e arredores. Os sismos foram os mais fortes no país em mais de 100 anos.

Moradores que reviravam os escombros de suas casas na sexta (26) relataram ter visto poucas equipes de resgate do Estado nas áreas mais atingidas.

A falta de ajuda agrava o desespero das famílias, à medida que a pressão para encontrar sobreviventes soterrados aumentava a cada hora.

Agências de assistência consideram as primeiras 48 a 72 horas um período crucial para resgatar pessoas com vida, embora esse prazo possa ser estendido caso elas tenham acesso a alimentos e água.

Na noite de sexta-feira, as autoridades venezuelanas anunciaram que bloqueariam o acesso a La Guaira, o epicentro da destruição, à medida que o caos e o trânsito começavam a prejudicar as operações de busca.

Representantes do governo informaram que aqueles que desejassem entrar precisariam obter autorizações oficiais, mas forneceram poucos detalhes sobre quem teria permissão para ingressar na área.
Enquanto isso, uma ampla operação de ajuda internacional ganha força, com dezenas de equipes de resgate de todo o mundo chegando à Venezuela ou com chegada prevista para breve.

Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na sexta levando ajuda humanitária e equipes de busca, e um hospital de campanha deve ser levado pelos militares brasileiros neste sábado.

Na sexta-feira, um novo tremor de magnitude 4,9 foi sentido em Caracas. O sismo mais recente é consideravelmente mais fraco que os registrados na quarta-feira (24) e que desencadearam a tragédia, mas também pode causar danos, já que as estruturas de muitas das construções já estão fragilizadas.

A presidente interina do país, Delcy Rodríguez, anunciou ainda que seu governo vai "militarizar" as regiões mais afetadas pela tragédia. La Guaira, uma área costeira que fica nos arredores de Caracas, está dentro da chamada "zona de desastre" estipulada também pelo governo venezuelano.

Para “chamar atenção da filha”, avó abandona recém-nascida e acaba presa

Compartilhe:
A Polícia Civil do Maranhão, com o apoio da Polícia Militar, cumpriu na manhã dessa sexta-feira (26) um mandado de prisão preventiva contra uma mulher investigada por abandonar uma recém-nascida de apenas cinco dias de vida em via pública, no município de Arame.

O caso, ocorrido no último fim de semana, causou forte comoção na cidade. A ação foi registrada em vídeo e as imagens rapidamente viralizaram nas redes sociais, gerando revolta e indignação na população.

Jovem leva tiro em tentativa de homicídio

Compartilhe:
Um jovem identificado Julielson, filho do "Bigulin" levou um tiro na direita na desta sexta-feira (26), fato aconteceu por volta das 21h40, no Povoado Vila Sete, zona rural de Coroatá. Segundo informações enviadas, o jovem estava na Pracinha do Povoado quando dois elementos passaram de moto atirando em duas direção, Jolielson correu, mas acabou sendo alvejado na perna.

O rapaz foi socorrido pelos moradores que acionaram o Samu. Ainda segundo informações, o mesmo já vinha jurado de morte.

Organização do julgamento da raça Nelore e leilões da 52ª Expocodó avança com reunião entre parceiros do setor agropecuário

Compartilhe:

A organização da 52ª Expocodó segue em ritmo intenso. Durante a Feira Genética, foi realizada uma reunião na Fazenda Igarapé, de propriedade do pecuarista Naum Ryfer, com parceiros do setor agropecuário para alinhar os preparativos do julgamento da raça Nelore e dos leilões de animais de elite, que estarão entre os principais destaques da programação deste ano da feira agropecuária.

Na ocasião, representando o município de Codó, estavam presentes a presidente da ACRIVI, Inalda Béder, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, que se reuniram com representantes da Nelore Norte através do Pecuarista André Nogueira à convite do Dr Naum Ryfer.

O julgamento da raça Nelore tem papel fundamental na avaliação da qualidade genética dos animais, identificando os melhores exemplares e incentivando o melhoramento contínuo dos rebanhos. Além de reconhecer o trabalho dos criadores, a competição agrega valor aos animais e fortalece a pecuária regional.

Já os leilões de animais de elite representam uma importante oportunidade para a comercialização de genética superior, permitindo que produtores invistam em rebanhos de alta qualidade. O momento também favorece a troca de experiências, o fortalecimento de parcerias e a realização de novos negócios entre criadores, investidores e representantes do agronegócio.

Com o tema “A Força Jovem no Agro”, a 52ª Expocodó reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da pecuária e do agronegócio, reunindo inovação, tecnologia e oportunidades de negócios. O evento deve atrair um público diversificado, impulsionando a economia local e consolidando-se como uma das mais importantes exposições agropecuárias da região.

HOMICIDIO É REGISTRADO

Compartilhe:
Vitima identificada como IAR
Um homem identificado como IAR filho do saudoso MESSIAS DA EXPLOSÃO DO SOM, foi executado a tiros na noite desta Sexta-feira (26) com vários tiros na Avenida João Leal centro da cidade de Timbiras.

As primeiras informações dão conta que dois homens em uma moto ainda não identificados, perseguiram a vitima e disparam varias vezes contra ele, que não resistiu e morreu no local.

A policia militar esteve no local e até o momento não conseguiu prender ninguém, pois a dupla tomou rumo ignorado. A policia vai investigar a motivação do crime.

A qualquer momento mais detalhes sobre esse homicídio em Timbiras. agora com esse sobe para cinco assassinatos já registrado somente esse ano de 2026.

POLÍCIA CUMPRE ORDENS JUDICIAIS CONTRA ALVOS INVESTIGADOS POR TRÁFICO DE DROGAS

Compartilhe:
A Polícia Civil do Maranhão realizou, na manhã desta sexta-feira (26), uma ação no município de Capinzal do Norte com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados a investigados pelo crime de tráfico de drogas.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados judiciais expedidos pela Justiça. Como resultado das diligências, os policiais apreenderam aparelhos celulares que devem auxiliar no avanço das investigações e no levantamento de novas informações relacionadas à atividade criminosa.

A ação foi coordenada pela 13ª Delegacia Regional de Presidente Dutra, com apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC) de Timon.

A Polícia Civil segue intensificando as ações de combate ao tráfico de drogas em todo o estado, reforçando o compromisso com a segurança pública e o enfrentamento à criminalidade.