Representante da Ferroviária de Araraquara avalia talentos do futebol feminino em Codó

Compartilhe:

O futebol feminino de Codó viveu um momento especial com a realização de uma avaliação técnica conduzida pelo professor Rondinelli, representante da equipe feminina da Ferroviária de Araraquara, uma das maiores referências da modalidade no Brasil. A iniciativa reuniu jovens atletas codoenses em busca de uma oportunidade de mostrar seu talento e, quem sabe, dar um importante passo rumo ao futebol profissional.

Durante o evento, autoridades, apoiadores e representantes do esporte local destacaram a importância da ação para o fortalecimento do futebol feminino no município. O vereador Nunes do Náutico agradeceu a presença da equipe da Ferroviária e ressaltou o empenho de todos os envolvidos na realização da avaliação. “Quero agradecer ao professor Rondinelli por se mobilizar e vir de Araraquara até Codó para realizar esse trabalho com nossas meninas. Sabemos das dificuldades e da necessidade de ampliar as oportunidades para o futebol feminino. Estamos abrindo portas e criando novas perspectivas para essas atletas”, destacou.

Revelando os talentos codoenses

O professor Rondinelli elogiou a qualidade das jovens atletas avaliadas e reforçou o compromisso da Ferroviária em identificar novos talentos pelo país. Segundo ele, o clube mantém um projeto de observação técnica que busca oportunidades para meninas que sonham em construir uma carreira no esporte. “O que vimos aqui foram atletas de qualidade e um trabalho muito bem desenvolvido. Tudo isso contribui para o crescimento do futebol feminino. Já tivemos a experiência de contar com uma atleta de Codó em nosso clube e esperamos que outras meninas também possam alcançar esse objetivo”, afirmou.

A iniciativa contou ainda com o apoio do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib, reconhecidos pelo incentivo às ações esportivas no município. O evento reforça o compromisso de promover o esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e geração de oportunidades para a juventude codoense.

A avaliação representa mais um passo importante para o fortalecimento do futebol feminino em Codó, incentivando novas atletas a acreditarem em seus sonhos e mostrando que, com dedicação e apoio, é possível alcançar grandes conquistas dentro e fora dos gramados.

HOMEM É PRESO POR ESTELIONATO, ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA E LAVAGEM DE DINHEIRO

Compartilhe:
Na última segunda-feira (22), a Polícia Civil do Maranhão, em apoio à Polícia Civil do Piauí, participou da Operação Extrema Confiança, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra investigados por integrarem uma organização criminosa envolvida em um esquema de fraude financeira do tipo “Ponzi” (pirâmide financeira) no estado do Piauí.

De acordo com a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), no Maranhão, os mandados judiciais foram cumpridos nas cidades de Timon e São Luís. Em Timon, um homem de 40 anos foi preso. Já em São Luís, um indivíduo de 28 anos também foi capturado.

As investigações apontam que o grupo criminoso atraía vítimas por meio da oferta de falsas operações na Bolsa de Valores do Brasil (B3), prometendo rendimentos mensais irreais de até 10% sobre o valor investido.

Para conferir aparência de legalidade ao esquema e transmitir credibilidade aos investidores, os investigados criaram uma empresa de fachada registrada na Junta Comercial do Piauí, denominada XTREME TRADE.

A estimativa é de que o golpe tenha feito mais de 300 vítimas, concentradas principalmente nos estados do Piauí e Maranhão.

Ainda segundo as investigações, em um período de aproximadamente dois anos e meio, a empresa XTREME TRADE e seu sócio-administrador movimentaram mais de R$ 440 milhões, considerando créditos e débitos somados.

A operação segue em andamento, com o objetivo de aprofundar as investigações, identificar outros possíveis envolvidos e responsabilizar todos os integrantes do esquema criminoso.

DIREITO E SAÚDE | Direito a Acompanhante em Consultas e Internações: Um Direito Seu! (Parte VII)

Compartilhe:

 com Dr. Suelson Sales

Você sabia que tem direito a um acompanhante em consultas e internações? Ir ao médico, fazer um exame ou passar por uma internação hospitalar são momentos que podem trazer ansiedade e muitas dúvidas. Mas você sabia que não precisa passar por isso sozinho?

De acordo com o Estatuto dos Direitos do Paciente (Lei nº 15.378/2026), você tem o direito garantido por lei de ter uma pessoa da sua confiança ao seu lado nesses momentos. Esse direito foi criado para trazer mais segurança, humanidade e tranquilidade para o seu atendimento. Vajamos como funciona este direito:

A lei é muito clara: todo paciente tem o direito de ter um acompanhante tanto em consultas quanto em internações. A escolha de quem estará ali é sua. Ter alguém de confiança por perto ajuda no apoio emocional e facilita a conversa com os médicos e enfermeiros.

Muitas pessoas acham que o acompanhante serve apenas para fazer companhia, mas a lei dá a ele uma função muito importante na sua segurança. O seu acompanhante é um aliado da sua saúde e ele pode (e deve): (i) Fazer perguntas: Questionar a equipe de saúde sobre diagnósticos, tratamentos e remédios que você está recebendo; (ii) Fiscalizar a segurança: Ficar de olho se os procedimentos certos estão sendo seguidos — como checar se o profissional lavou as mãos ou se confirmou o seu nome antes de dar um medicamento.

Mas temos uma exceção! O médico ou profissional responsável pode proibir ou limitar a presença do acompanhante se entender que isso vai colocar em risco a sua saúde, a sua intimidade ou a segurança das outras pessoas. Exemplo:  Ambientes de isolamento por risco de infecção ou cirurgias que exijam total privacidade. Nesses casos, a restrição deve ser sempre explicada e justificada pelo profissional.

Em resumo: (i) O Direito ao acompanhante vale para consultas e internações; (ii) Quem está com você pode perguntar e fiscalizar os cuidados; (iii) A Exceção é quando a presença do acompanhante pode causar risco real à saúde ou à segurança.

Conhecer os seus direitos é o primeiro passo para garantir um atendimento médico mais seguro, respeitoso e humano. No seu próximo atendimento, exerça esse direito!

Suspeito de estuprar duas cadelas é preso

Compartilhe:

Um homem foi preso na tarde desta segunda-feira (22), no município de São João da Fronteira, no Piauí suspeito de abusar sexualmente de duas cadelas.

Após denúncia de populares, uma equipe do Grupamento de Polícia Militar (GPM) foi até o local e constatou a veracidade da ocorrência.

O suspeito foi fotografado seminu dentro de uma rede com uma cadela, na garagem de uma residência, sujo de fezes supostamente do animal.

Diante da situação, o suspeito foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil (DPC), em Piracuruca, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. 

Criança de três anos é esfaqueada no pescoço durante briga dos pais

Compartilhe:
Uma criança de três anos foi esfaqueada no pescoço durante uma briga entre os pais na localidade Cachoeira do Brejo, no município de Riacho Frio. De acordo com informações da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), o caso aconteceu neste sábado (20), após um desentendimento motivado por ciúmes entre o casal durante uma festa de aniversário.

Ainda segundo a PM-PI, a mulher sacou uma faca durante a discussão e acabou atingindo a filha acidentalmente. A criança sofreu um corte superficial e foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo encaminhada ao Hospital de Corrente. O ferimento foi suturado, e ela está fora de perigo.

A mãe da criança também precisou ser hospitalizada após apresentar crises convulsivas. O pai da menina foi localizado por uma guarnição da PM-PI em estado de descontrole emocional. Durante a abordagem, os policiais encontraram em seu bolso um invólucro contendo uma substância branca semelhante à cocaína.

Diante dos fatos, foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) contra a mãe da criança, por lesão corporal contra a própria filha, e contra o pai, por porte de droga para consumo pessoal. A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) investiga o caso.

Vítima tentou fugir antes de ser morta em praça

Compartilhe:
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o homicídio de Airton dos Santos Araújo Filho, de 26 anos, conhecido como “Ben 10”, morto a tiros na noite deste domingo (21), na Praça Edilson Rocha Lima, no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina.

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo, sendo três nas costas e outros na região da cabeça.

O delegado Genival Vilela, do DHPP, informou que a vítima estava ingerindo bebida alcoólica com outras pessoas quando foi surpreendida pelo atirador. Segundo o delegado, Airton dos Santos ainda tentou fugir.

“Segundo informações, a vítima estaria ingerindo bebida alcoólica com outras pessoas quando um indivíduo se aproximou a pé, com um capacete na cabeça e jaqueta, e efetuou vários disparos de arma de fogo. O perito de local verificou que a vítima tinha vários disparos na região da cabeça e três disparos na região das costas, o que nos sugere que a vítima tentou fugir, sofreu os disparos nas costas e logo em seguida na cabeça”, explicou.
Ainda conforme o delegado, Airton já era conhecido das autoridades e possuía antecedentes criminais.

“Essa vítima já era conhecida nossa, investigada em alguns casos de homicídio e, além dos casos de homicídios, ela tinha processo também por organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, receptação e roubo. Então é uma vítima que tinha um extenso histórico criminal”, afirmou.

A polícia também apura se o homicídio pode ter relação com disputas entre facções criminosas.

“Há algum tempo saiu a informação de que Ben 10 participava de uma organização criminosa e estaria migrando para outra. Vamos verificar se isso realmente é verdade e se há alguma relação com esse homicídio de hoje”, disse o delegado.

Genival Vilela reforçou que as investigações continuam para identificar o autor dos disparos e esclarecer a motivação do crime.

“Estamos ainda trabalhando para identificar quem é esse indivíduo que efetuou os disparos e qual a motivação dele”, completou.

O caso segue sob investigação do DHPP.

Comerciante morre após reagir assalto

Compartilhe:
Um comerciante, identificado como Oscar Monteiro Rosa, de 37 anos, morreu durante uma tentativa de assalto por volta de 1h15 desta segunda-feira (22), na praça central de Bacabeira (MA).

Segundo a Polícia Civil, quatro criminosos chegaram em duas motocicletas e anunciaram o assalto em um churrasquinho pertencente à vítima.

Oscar reagiu à ação criminosa, e houve troca de tiros. Ele foi atingido no pescoço. Um dos suspeitos morreu no local e outro ficou ferido.

De acordo com o delegado Ednaldo Santos, Oscar ainda conseguiu atingir dois suspeitos e entrou no próprio carro na tentativa de buscar atendimento médico. Ele acabou morrendo dentro do veículo.

O suspeito ferido, identificado como Pedro Lima, foi localizado em um hospital de Santa Rita após dar entrada com um disparo no abdômen. Ele foi reconhecido pela esposa da vítima.

Os outros dois envolvidos também foram presos. Segundo a polícia, os suspeitos são de Santa Rita e seriam integrantes de uma facção criminosa.

Oscar era empresário, bastante conhecido em Bacabeira, e deixa dois filhos. A Polícia Civil realizou os procedimentos de flagrante e segue com as investigações.