Investigado por violência doméstica e apontado como executor da morte de advogado é preso

Compartilhe:
A Polícia Civil do Maranhão cumpriu, nesta semana um mandado de prisão preventiva contra indivíduo investigado por violência doméstica. A ação foi realizada por equipes da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, com apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT) e da Agência Local de Inteligência (ALI) do 5° BPM.

O Mandado foi cumprido na zona rural de Bacabal, em uma localidade de difícil acesso situada a cerca de 44 quilômetros sede do município. Após trabalho de inteligência e diligências integradas, os policiais conseguiram localizar o investigado.

De acordo com a Polícia Civil, os perceber a aproximação das equipes, o homem tentou fugir por uma área de mata, mas foi cercado e capturado sem que houvesse intercorrências durante a operação.

Além da investigação por violência doméstica, o preso também é apontado como suposto executor do homicídio qualificado que teve como vítima o advogado Rocardo Luz, crime registrado no município de Grajaú. O caso continua sendo investigado pelas autoridades.

Após a prisão, o investigado foi apresentado à autoridade policial para os procedimentos legais, e em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da justiça.

Homem estupra criança de 10 anos e ainda ameaça o pai dela com arma de fogo

Compartilhe:
Policiais militares de serviço em Nina Rodrigues prenderam, na tarde desta quinta-feira (04), por volta das 14h, um homem identificado apenas pelas iniciais C.S. dos S., acusado do crime de estupro de vulnerável, bem como de ameaça com emprego de arma de fogo. A ocorrência aconteceu no povoado Mangueira e contou, ainda, com a participação do conselho tutelar.

Segundo informações, a vítima foi uma criança de apenas 10 anos, que relatou ter sido abusada sexualmente pelo companheiro de sua tia durante uma viagem pela estrada vicinal que liga os povoados Mangueira e Buriti, ambos na zona rural do município. O pai da vítima, ao tomar conhecimento dos fatos, procurou o autor, que, não satisfeito, ainda o ameaçou com uma espingarda.

Desta forma, a polícia militar e o conselho tutelar efetuaram a prisão do homem, que foi apresentado, juntamente com as vítimas, na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Dia Mundial do Meio Ambiente: compromisso, avanços e construção coletiva em Codó

Compartilhe:

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, celebramos muito mais do que uma data. Celebramos o compromisso diário de homens e mulheres que dedicam seu trabalho à construção de uma cidade mais sustentável, equilibrada e respeitosa com os recursos naturais que sustentam a vida.

Ao assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Codó, estabelecemos como norte três premissas fundamentais: educar, licenciar e fiscalizar. Essas três ações caminham juntas e são indispensáveis para garantir o desenvolvimento sustentável do nosso município.

Temos investido fortemente na educação ambiental, entendendo que a verdadeira transformação começa pela conscientização das pessoas. Também buscamos aperfeiçoar continuamente os processos de licenciamento ambiental, tornando-os mais eficientes, transparentes e técnicos, sem abrir mão da responsabilidade ambiental. Da mesma forma, fortalecemos nossas ações de fiscalização, garantindo que a legislação seja cumprida e que nossos recursos naturais sejam protegidos para as presentes e futuras gerações.

Nenhum desses avanços seria possível sem o apoio técnico que temos recebido de instituições parceiras, órgãos ambientais, universidades e profissionais comprometidos com a causa ambiental. Destaco também o esforço da nossa equipe, que vem participando de capacitações e treinamentos constantes para oferecer um serviço cada vez mais qualificado à população codoense.

Estamos construindo uma sólida base de dados ambientais e fortalecendo pontes com instituições de ensino, pesquisadores e parceiros estratégicos. Acreditamos que a ciência, a educação e a gestão pública devem caminhar juntas para que possamos alcançar o grande objetivo da política ambiental: o equilíbrio entre o desenvolvimento humano e o respeito à natureza.

E neste momento tão simbólico, temos a alegria de anunciar mais uma importante conquista para Codó. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, estaremos entregando à população, pelas mãos do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Nagib, o Plano Municipal de Educação Ambiental, um instrumento legal e estratégico que norteará as ações de educação ambiental formal e não formal em nosso município.

Este plano representa um marco histórico para Codó. Ele fortalecerá as ações desenvolvidas nas escolas, comunidades, instituições e demais espaços de aprendizagem, consolidando uma política pública permanente de formação, conscientização e participação social em defesa do meio ambiente.

Seguiremos trabalhando com responsabilidade, diálogo e compromisso, porque acreditamos que cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas, da nossa qualidade de vida e do futuro das próximas gerações.

Ferdinando Rocha

Secretário Municipal de Meio Ambiente de Codó

Van tomba na PI-113 e deixa seis feridos

Compartilhe:
Uma van tombou na tarde desta quinta-feira (4), feriado de Corpus Christi, na PI-113, na localidade Boca do Mocambo, zona rural de José de Freitas. O veículo seguia no sentido José de Freitas-Teresina quando o motorista perdeu o controle da direção em um trecho da rodovia que passa por obras de recuperação asfáltica.

Testemunhas mostram o veículo tombado às margens da rodovia logo após o acidente.

De acordo com Clarindo Veras, diretor do Hospital Nossa Senhora do Livramento, seis vítimas deram entrada na unidade de saúde após o acidente.

Segundo o diretor, todos os pacientes apresentavam estado de saúde estável e sofreram apenas ferimentos leves. As vítimas receberam atendimento médico e não houve registro de casos graves.

As causas do tombamento ainda deverão ser apuradas. Equipes de segurança e socorro foram acionadas para atender a ocorrência e prestar assistência aos passageiros.

Vereador Araújo Neto propõe mudança no PRONAF para ampliar acesso de produtores de mandioca ao crédito rural

Compartilhe:
A valorização da agricultura familiar e o incentivo aos pequenos produtores rurais estiveram entre as pautas defendidas pelo vereador Araújo Neto na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (02).

Por meio da Indicação Nº 145/2026, o parlamentar solicitou à Amanda Gentil e à Fernanda Machiavelli a articulação para a edição de uma Medida Provisória que altere a classificação contábil das atividades de preparo do solo para o cultivo de mandioca na linha de crédito PRONAF A. A proposta busca adequar a classificação dessas atividades dentro do programa de financiamento, facilitando o acesso dos agricultores familiares aos recursos necessários para o desenvolvimento de suas lavouras e fortalecendo a produção agrícola no município e em toda a região.

Segundo o parlamentar, a regra atual do PRONAF exige que 65% dos recursos sejam aplicados em investimentos. No entanto, serviços essenciais para o início do cultivo são classificados como custeio, o que dificulta o acesso de agricultores familiares ao crédito rural. Na plenária, Araújo destacou que a mandioca é uma das principais culturas desenvolvidas na zona rural de Codó e que muitos produtores enfrentam dificuldades para financiar a preparação das áreas de plantio.

“O agricultor hoje não consegue tirar recurso para investir na mão de obra necessária para iniciar a produção. Essa exigência acaba excluindo muitos produtores e dificultando o acesso ao crédito”, afirmou.

Araújo defendeu ainda o envolvimento de parlamentares federais e lideranças políticas para que a proposta avance junto ao Governo Federal e ao MDA, possibilitando maior inclusão produtiva dos agricultores assentados e melhores condições para o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca.

Ao justificar a indicação, Araújo Neto destacou a importância da mandioca para a economia rural e defendeu medidas que ampliem as oportunidades para os pequenos produtores. “A agricultura familiar tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do nosso município. A mandioca é uma das principais culturas cultivadas pelos nossos produtores, e é necessário que as políticas de crédito acompanhem a realidade do campo. Essa alteração poderá facilitar o acesso aos financiamentos e fortalecer ainda mais o trabalho das famílias que vivem da agricultura”, afirmou o vereador.

Deputada Ana do Gás sofre acidente de carro em estrada do Maranhão

Compartilhe:
A deputada Ana do Gás teve pequenas escoriações
A deputada estadual Ana do Gás e três integrantes de sua equipe sofreram um acidente de trânsito na madrugada desta quarta-feira (3), em uma rodovia nas proximidades de Araguanã. 

A parlamentar seguia para um compromisso político em Carutapera quando o veículo em que viajava foi atingido por uma carreta.

De acordo com as informações divulgadas, o motorista da carreta teria desviado de um buraco na pista e acabou invadindo a direção da caminhonete Toyota SW4 que transportava a deputada. 

Com o impacto da colisão, o veículo saiu da estrada e desceu um barranco. Apesar de não ter capotado, o automóvel ficou praticamente destruído.

Mesmo diante da gravidade do acidente, todos os ocupantes sofreram apenas ferimentos leves. 

Ana do Gás teve uma pequena escoriação na perna, enquanto os demais integrantes da equipe e o motorista da carreta não apresentaram lesões graves.

Preocupada com a situação, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, disponibilizou um helicóptero para transportar a deputada até São Luís. 

Ela foi encaminhada para avaliação médica e realização de exames, sendo informado que seu estado de saúde é estável e que passa bem.

O caso chama atenção para as condições das rodovias da região, já que, segundo o relato inicial, a tentativa de desviar de um buraco teria sido o fator que provocou o acidente.

INVESTIGADO POR TRÁFICO DE DROGAS É PRESO DENTRO DE FACULDADE

Compartilhe:
A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na noite da última quarta-feira (3), um homem de 26 anos investigado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico no município de Caxias. A ação foi realizada por equipes da Delegacia Regional de Caxias e da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) de Caxias, o preso é apontado como uma das lideranças de uma facção criminosa com atuação na região Leste do Maranhão. O investigado já havia sido preso durante uma operação policial realizada em 2025, ocasião em que foram apreendidos diversos tipos de entorpecentes, balanças de precisão, rádios comunicadores e uma pistola calibre 9 mm.

As investigações também revelaram o envolvimento do suspeito em homicídios relacionados à disputa entre facções criminosas. Segundo a DENARC, ele seria responsável por toda a logística das ações criminosas, incluindo a locação de veículos utilizados em homicídios e no transporte de drogas.

Após trabalho de monitoramento e levantamento de informações, os policiais civis conseguiram localizar o investigado no interior de uma instituição de ensino superior de Caxias, onde ele assistia aula. No local, foi dado cumprimento ao mandado judicial sem registro de incidentes.

Segundo o delegado regional de Caxias, Jair Paiva, poucas horas após a prisão, indivíduos ligados ao investigado tentaram resgatar a motocicleta utilizada por ele. A ação foi frustrada por equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar, que abordaram os suspeitos e os conduziram à delegacia para prestar esclarecimentos.

Após a realização dos procedimentos legais, o preso foi encaminhado para uma unidade prisional da região, onde permanecerá à disposição da Justiça.