Mais uma etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas fortalece a prevenção e a capacitação técnica em Codó

Compartilhe:

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), participou de mais uma importante etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas, reafirmando o compromisso do município com a prevenção aos incêndios florestais e a qualificação contínua de sua equipe técnica.

A capacitação foi conduzida por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), que abordaram temas essenciais como prevenção e combate às queimadas, atendimento aos agricultores, procedimentos técnicos, resoluções administrativas e a legislação ambiental vigente, preparando os profissionais para uma atuação cada vez mais eficiente diante das demandas do município.

O treinamento contou ainda com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, do Corpo de Bombeiros Civil — que já vem contribuindo em outras capacitações realizadas no município —, do Exército Brasileiro, por meio do Tiro de Guerra, e teve como principal público os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que vêm acumulando conhecimento através das diversas formações promovidas pela SEMA.

Governo Fé, Trabalho e Futuro e os investimentos na proteção ambiental de Codó

A iniciativa demonstra a preocupação da gestão do prefeito Chiquinho FC em investir na qualificação dos servidores e na proteção ambiental do município. Também merece destaque o apoio do deputado Nagib, que atua como importante elo entre o Governo do Estado e o município, contribuindo para que essas ações cheguem a Codó e fortaleçam a capacidade técnica da equipe local.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, investir em capacitação é uma estratégia permanente para fortalecer a gestão ambiental. “Não podemos perder o foco de construir uma base de dados sólida e manter nossos técnicos permanentemente habilitados e capacitados. Isso significa oferecer respostas mais rápidas, eficientes e técnicas às demandas ambientais do município. Agradecemos ao Governo do Estado, à SEMA, ao prefeito Chiquinho FC e ao deputado Nagib por compreenderem que investir em conhecimento é investir na preservação ambiental e na qualidade dos serviços prestados à população.”

Com ações como essa, Codó segue consolidando uma política ambiental pautada na prevenção, na capacitação técnica e na integração entre os órgãos municipais, estaduais e federais, fortalecendo o enfrentamento às queimadas e promovendo uma gestão ambiental cada vez mais eficiente.

Grave acidente envolvendo ambulância e motocicleta deixa dois feridos

Compartilhe:
Um grave acidente foi registrado nas primeiras horas da manhã da madrugada deste domingo, (28), na Av. Rio Branco, em Pedreiras, nas proximidades do Colégio Zeca Branco. A colisão frontal envolveu uma ambulância que transportava um paciente e uma motocicleta ocupada por um homem e uma mulher.

Com o impacto da batida, os dois ocupantes da moto ficaram bastante feridos, gritavam de dores e foram socorridos para o atendimento médico. Até o momento não enviaram mais sobre o estado de saúde deles.

Na ambulância, ninguém ficou ferido, mas o veículo teve a parte da frente bastante danificada em decorrência da forte colisão.

Acidente deixa um ferido em estado grave

Compartilhe:
Um acidente envolvendo duas motocicletas foi registrado na tarde desta sábado (27), em frente ao Miluna, em Coroatá.

Segundo informações enviadas, dois homens, cada um conduzido uma motocicleta. Com o impacto da batida, uma das motos, uma Honda Pop, ficou partida ao meio.
Um dos envolvidos, um senhor de idade, permaneceu consciente após o acidente. Já o outro motociclista, um homem mais jovem, sofreu ferimentos mais graves e apresentava estado de saúde preocupante no momento do atendimento.

As circunstâncias do acidente ainda deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. O estado de saúde atualizado das vítimas não havia sido divulgado até o momento.

Yuri Corrêa é confirmado como o pré-candidato a deputado estadual de Braide em Codó e região

Compartilhe:
A visita do pré-candidato ao Governo do Maranhão, Eduardo Braide, movimentou o cenário político de Codó na última sexta-feira (26), e marcou o anúncio de importantes compromissos para o município. Ao lado dos pré-candidatos Yuri Corrêa e Nonato Sampaio, Braide destacou que, caso eleito, uma de suas prioridades será a construção de um Centro TEA, voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ao acolhimento de mães atípicas. O compromisso foi um dos anúncios de maior impacto da agenda, que também incluiu a promessa de construção de um hospital macrorregional para Codó e a pavimentacao asfaltica da MA-123.

Yuri Corrêa confirmado como pré-candidato a deputado estadual para Codó e Região

A visita também encerrou rumores sobre quem representaria o grupo político de Eduardo Braide em Codó e na região. Durante o evento, Yuri Corrêa foi oficialmente confirmado como o pré-candidato a deputado estadual apoiado por Braide, enquanto Nonato Sampaio foi confirmado como o nome do grupo para disputar uma vaga na Câmara Federal.

A programação contou com visitas ao Mercado Central, ao comércio da cidade, reuniões com empresários e associações, além de inspeções em importantes obras e rodovias, como as MAs 123 e 026 e a obra da segunda ponte de Codó.

Empresário Nonato Sampaio pré-candidato a deputado federal

Durante a grande recepção realizada na residência de Nonato Sampaio, Eduardo Braide destacou que seu maior compromisso é com a população. "Meu principal aliado é o povo, não os políticos. O Yuri teve coragem de colocar seu nome à disposição da população na eleição passada, e essa coragem precisa ser reconhecida. Yuri e Nonato representam candidaturas do povo, de quem quer fazer diferente e construir uma nova história para Codó e para o Maranhão", afirmou Braide.

Yuri Corrêa ressaltou a importância da parceria e destacou que a implantação de um Centro TEA representa uma resposta a uma das maiores demandas das famílias codoenses. "Nosso compromisso é lutar por uma Codó mais humana. O Centro TEA vai oferecer atendimento especializado às crianças e também suporte às mães atípicas, que enfrentam tantos desafios diariamente. O Nosso Macrorregional é uma demanda mais do que urgente e a pavimentação das Mas 026 e 123 são mais do que necessárias para todas as outras benfeitorias que irão chegar. Esse é um compromisso que assumimos com responsabilidade."

Já Nonato Sampaio afirmou que o grupo está unido para defender projetos estruturantes para o município. "Recebemos Eduardo Braide com muita alegria porque acreditamos em um projeto que prioriza as pessoas. Vamos trabalhar para garantir investimentos importantes, como o Centro TEA, o hospital macrorregional e a recuperação da MA-123, obras que vão transformar a realidade da nossa região."

A expressiva participação popular durante toda a agenda foi interpretada por apoiadores como uma demonstração da força política de Yuri Corrêa e Nonato Sampaio em Codó, reforçando o início da caminhada do grupo rumo às eleições, com foco em propostas voltadas ao desenvolvimento do município e ao fortalecimento da assistência às famílias.

Traficante de drogas é executado

Compartilhe:
Na manhã deste sábado (27), por volta das 10h30, um homicídio com características de execução foi registrado no terminal rodoviário do povoado Entroncamento, comunidade localizada na zona rural de Itapecuru-Mirim. A vítima foi identificada apenas como 'Loirinho', morador do bairro Malvinas, em Itapecuru.

Segundo informações repassadas pela polícia militar, 'Loirinho' estava sentado em um banco, quando foi surpreendido por indivíduos que chegaram em uma moto e efetuaram vários disparos de arma de fogo, fugindo logo em seguida. Ele não resistiu e teve a morte confirmada ainda no local. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o pânico e a correria entre as pessoas que estavam na rodoviária.

Ainda conforme apurada pelo 28º BPM, a vítima possuía diversas passagens pelo sistema prisional, incluindo tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, o que pode relacionar o crime com as disputas entre as facções criminosas que atuam na região. Tudo será investigado.

Vereador Hermínio da Farmácia e deputado Marreca Filho garantem R$ 400 mil para fortalecer a saúde da pessoa idosa em Codó

Compartilhe:
O vereador Hermínio da Farmácia anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, viabilizada pelo deputado federal Marreca Filho, para fortalecer as ações voltadas à saúde da pessoa idosa no município de Codó. O recurso já foi depositado nos cofres públicos e ficará à disposição da Prefeitura para execução das ações. O anúncio ocorre durante o Junho Violeta, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, reforçando a importância de investimentos em políticas públicas voltadas para esse público.

Em sua fala, o vereador destacou a parceria com o deputado e comemorou a chegada dos recursos. "É uma excelente notícia para Codó. Mais R$ 400 mil em emenda parlamentar do deputado Marreca Filho já estão nos cofres públicos do município e serão destinados à atenção especial à saúde da pessoa idosa. Neste mês de Junho Violeta, esse investimento representa mais cuidado, respeito e valorização dos nossos idosos.", ressaltou o vereador

Hermínio também agradeceu o apoio do parlamentar e ressaltou seu compromisso com o município. "O deputado Marreca Filho é um parlamentar atuante, que lembra de Codó, das famílias codoenses e continua destinando recursos importantes para nossa cidade. Parabéns, deputado! Seguimos juntos trabalhando pela nossa população."

De acordo com o vereador, a união de esforços entre seu mandato e o do deputado federal permitiu garantir mais esse investimento, que contribuirá para ampliar e fortalecer o atendimento à população da terceira idade no município. A iniciativa reforça a importância de ações que promovam a saúde, a qualidade de vida e a proteção dos idosos, especialmente durante o Junho Violeta, período dedicado à conscientização sobre os direitos e o combate à violência contra a pessoa idosa.

Perfil Rotário – Eliel Lima: uma trajetória de trabalho dedicada à comunicação, inclusão social e solidariedade junto às comunidades

Compartilhe:

Eliel dos Santos Lima, nasceu em Codó, no dia 29 de agosto. Filho de Augustinho Lima, e Maria Delzuita dos Santos Lima. Cresceu e se desenvolveu intelectualmente e profissionalmente em Codó. Eliel concluiu seus estudos, se formou e logo se tornou servidor público concursado na função de Assistente Administrativo. Paralelamente se tornou comunicador social, radialista profissional, com registro na DRT Nº 817/MA, atuando nas rádios Eldorado e Mirante de Codó.

Evangélico e com o profundo propósito de ajudar ao próximo, Eliel Lima também se tornou líder comunitário e fundador da Associação das Pessoas com Deficiência de Codó- ASPEDEC. Por quinze anos foi presidente da Associação Pestalozzi de Codó, desenvolvendo um trabalho abnegado e com valorosos resultados para o desenvolvimento da instituição, que atende a tantas crianças e adolescentes no município. Com grande identificação com a instituição, Eliel Lima se tornou membro e foi presidente do Rotary Club de Codó por dois mandatos.

Rotary Club de Codó e a missão de apoio às comunidades

A trajetória de Eliel Lima no Rotary Club de Codó é marcada pelo compromisso com o serviço, pelo espírito de liderança e pela busca constante por fortalecer o impacto social da instituição. Seu primeiro contato com o Rotary aconteceu ainda na década de 1980, por meio de José Zito, rotariano do clube e seu colega de trabalho. Curioso sobre as ações desenvolvidas, acompanhava de perto as publicações da entidade e buscava conhecer cada vez mais o trabalho realizado em prol da comunidade.

A aproximação definitiva com o Rotary ocorreu a partir de 2009, durante a parceria na Campanha Natal Sem Fome, desenvolvida pela Associação Pestalozzi, Rotary Club, Grupo Águia e Tiro de Guerra. A experiência despertou sua identificação com os ideais rotários e o levou a tornar-se associado efetivo, passando a integrar oficialmente o movimento de serviço voluntário.

Campanhas sociais e uma trajetória atuante

Ao longo de sua caminhada, Eliel exerceu dois mandatos consecutivos como presidente do Rotary Club de Codó, período em que promoveu melhorias estruturais na sede da instituição. Também participou de uma Convenção Internacional do Rotary, realizada em São Paulo, vivência que considera um dos momentos mais marcantes de sua trajetória, ao conhecer lideranças rotárias de diversos países e ampliar sua visão sobre o alcance do trabalho desenvolvido pela organização. Atualmente, exerce a função de Diretor de Protocolo do clube.

Entre as ações que mais marcaram sua atuação estão a Campanha Natal Sem Fome, projeto pelo qual demonstra grande carinho, e a Campanha Hepatite Zero, iniciativa que considera um dos maiores exemplos do impacto social promovido pelo Rotary. Para Eliel, o valor que melhor representa o Rotary é o companheirismo, pois acredita que grandes projetos nascem da confiança entre as pessoas. Destaca ainda a integridade como princípio fundamental e afirma que a Prova Quádrupla do Rotary é uma importante referência ética para todas as decisões e ações da instituição.

Na vida profissional, atuando na área administrativa, procura colocar seus conhecimentos, especialmente na área da informática, a serviço do clube, contribuindo para aprimorar as rotinas e alcançar resultados concretos nas atividades rotárias.

Futuro do Rotary e as novas gerações

Ao falar sobre o futuro do Rotary, Eliel defende uma instituição cada vez mais dinâmica, moderna e presente na comunidade. Para ele, é preciso investir em projetos de impacto visível, aproximar-se da população, utilizar melhor a tecnologia, fortalecer a comunicação nas redes sociais e incentivar a participação de jovens, mulheres e novos profissionais.

Sua mensagem aos futuros associados é um convite ao protagonismo: “O Rotary não é um lugar apenas para assistir reuniões, mas para construir, servir e transformar vidas. Aqui ninguém precisa estar pronto para começar. Aprende-se servindo, cresce-se junto e acerta-se junto. O mundo precisa daquilo que só você pode oferecer.