Publicidade

Publicidade

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

FALSOS EMPRESÁRIOS ESTÃO ATRAPALHANDO LICITAÇÕES NO MARANHÃO INTEIRO

Há meses o Blog do companheiro Domingos Costa recebe denúncias de donos de empresas idôneas de diversas áreas que atuam em prestação de serviços públicos para prefeituras maranhenses e estão sendo extorquidos por estelionatários que se se intitulam “empresários”.

A prática criminosa tomou conta das licitações nos quatro cantos do Maranhão e tem atrapalhado quem realmente possui capacidade de prestação de serviços públicos as gestões municipais.

São verdadeiros bandidos travestidos de “donos de empresas” que percorrem sites de prefeituras e as respectivas Comissões Permanente de Licitação (CPL) com Editais na mão para participar das licitações nos municípios. Mas na verdade, não possuem qualquer capacidade técnica para execução de contratos com órgãos públicos.

A prática virou uma “febre”. Os bandidos participam dos Certames com documentos falsos, de empresas de fachada e muitas das vezes até com firmas fantasmas e em nome de laranjas, apenas para atrapalhar o andamento da licitação.

A contrapartida para que desistam de participar do Certame é dinheiro em espécie!

O suborno varia de acordo com o valor da licitação. Existem casos que para um estelionatário que se diz representante de uma determinada empresa “sair” do Certame é cobrado de R$ 3 mil até 20 mil reais.

Caso a exigência financeira não seja cumprida, os donos de empresas fantasmas e de fachada participam da licitação, colocam preços extremamente baixo e, portanto, inexecutáveis, apenas para ganhar o Certame.

Ocorre que quando a prefeitura chama a empresa para fazer a eventual obra ou prestar o serviço, os estelionatários nunca aparecem. De forma que atuam apenas para ganhar suborno e atrapalhar o município.

O cenário atual nas CPL das prefeituras maranhenses é de bagunça total, algo que beira a prostituição. Há quem diga que usar empresa que existe só no papel para participar de licitação e depois desistir, se tornou “profissão” e meio de vida.

A situação é caótica! Existe caso, por exemplo, que em apenas numa licitação em prefeitura do interior apareceram algo em torno de 40 empresas, dessas, pelo menos 35 são apenas para extorquir os verdadeiros empresários que têm interesse em participar do Certame e prestar o serviço.

Mas esse “lucrativo” esquema está prestes acabar… No próximo post o Blog do DC traz mais detalhes…

Fonte: Domingos Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário