Publicidade

Publicidade

terça-feira, 26 de outubro de 2021

EM TIMON, AGENTES PENITENCIÁRIOS DENUNCIAM MAUS-TRATOS DURANTE O TRABALHO

O texto a seguir foi enviado à redação do BLOG DO MAYLSON REIS por agentes penitenciários da cidade de Timon.

Cumpre-nos denunciar os absurdos que acontecem no Sistema Penitenciário Maranhense, incluindo a Penitenciária Regional de Timon, tendo como atual Diretor o Policial Willian Nunes Leite Filho, onde servidores pedem ajuda às autoridades competentes diante do cometimento de tais crueldades.

Formalizamos então esta denúncia perante entidades externas em prol do interesse público tendo em vista provável indicativo de greve e manifestações!

Para tanto, enviamos os fatos para vosso conhecimento e pedimos ajuda na divulgação dos fatos ocorridos à sociedade!

Em anexo, para vossa ciência e análise, temos a manifestação do senhor Desembargador Marcelo Carvalho Silva (Coordenador- Geral da Coordenadoria de Monitoramento, Acompanhamento e fiscalização do Sistema Carcerário do Maranhão), onde o mesmo exige ao Secretário da SEAP, Murilo Andrade, providências contra práticas de assédio moral e perseguição do então Diretor da Penitenciária Regional de Timon (Willian Nunes Leite Filho) contra servidores, como também os maus tratos e a matança de dezenas de cães que viviam ao redor da Penitenciária de Timon!

Em anexo, temos documentos do MPMA e fotos dos colchões podres onde os servidores são obrigados a usar no horário de repouso, servidores auxiliares terceirizados usando armas de fogo e servidores jantando sentados em redes de dormir!

Na denúncia enviada ao Ministério Público do Estado do Maranhão, podemos contemplar:

Maus tratos a servidores da Penitenciária Regional de Timon onde o Diretor William Leite (com total desrespeito e falta de consideração com os servidores), disponibiliza colchões em estado deplorável de conservação (alguns colchões até retirados das celas de presos) e jogados no chão para que servidores e policiais penais fizessem uso!

 Proibição pelo Diretor da Penitenciária Regional de Timon Willian Nunes Leite que policiais penais e servidores da Penitenciária Regional de Timon alimentassem e dessem de beber água a gatos e cães, para que os animais morressem, como também, ameaçando servidores de remoção para lugares distantes (como já é de praxe na SEAP) se não cumprissem tais ordens! (Após isso, mais de 20(vinte) cães e gatos sem nenhum problema de saúde foram sacrificados (apenas por viverem próximo a Penitenciária Regional de Timon), pois eram alimentados pelos servidores policiais penais e ajudavam na segurança da penitenciária, que fica isolada na zona rural de Timon).

Servidores do turno da noite da Penitenciária Regional de Timon são obrigados a jantar sentados em redes ou no chão, pois na parte da noite não tem em seu alojamento sequer uma mesa e cadeiras para que façam seu jantar com dignidade! Se existe geladeira, panelas e   fogão, estes foram doados e comprados pelos próprios servidores através de “vaquinhas” até mesmo rádios comunicadores os servidores tem que comprar de seu próprio dinheiro!

Com total descaso à alimentação dos servidores, que é feita por detentos, correndo o risco de envenenamento, alimentação de péssima qualidade à base de linguiça calabresa!

Servidores auxiliares terceirizados da Penitenciária Regional de Timon são obrigados a fazer uso de armas de fogo sem possuírem treinamento, como também ocorre desvio de função, pois dirigem e transportam presos sem a habilitação correspondente à categoria!

Caso alguém se interesse em ajudar, os servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão agradecem, pois já não aguentam tanto assédio moral, perseguições e remoções de caráter punitivo que acontecem dentro do sistema penitenciário do Maranhão contra servidores públicos, onde o secretário Murilo Andrade há anos vem tocando o terror!

Servidores denunciaram esses acontecimentos não só ao MPMA, mas também a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais/OAB, onde até a presente data, esperam providência.

Há tempos, servidores do sistema penitenciário do Maranhão pedem socorro pelos atos de perseguição e assédio moral praticados na SEAP, mas sem nenhuma resposta das autoridades, que apenas lhes dão as costas!

Sem aguentarmos mais tantas ilegalidades pedimos afastamento imediato dos Diretores desta penitenciária regional de Timon, além de investigação, possível termo de ajuste de conduta e implantação de projeto de combate a assédio moral e sexual dentro desta mesma penitenciária”!

Respeitosamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário