
A Associação Pestalozzi de Codó, por meio da Escola Lalá Ramos, prepara uma programação especial para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, período dedicado à conscientização, à inclusão, ao respeito e à valorização das pessoas com deficiência. Realizada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, a Semana Nacional foi instituída pela Lei Nº 13.585/2017 e tem como um de seus principais objetivos conscientizar a sociedade sobre os direitos e as necessidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de combater o preconceito, a discriminação e o capacitismo.
Em 2026, o Movimento Pestalozziano adotou como tema “Eu penso, eu sinto e eu faço. Não ao capacitismo!”, uma mensagem que reforça a autonomia, a participação e o reconhecimento das pessoas com deficiência como sujeitos de direitos e protagonistas de suas próprias histórias. Segundo a Federação Nacional das Associações Pestalozzi (FENAPESTALOZZI), a proposta também está relacionada à concepção de educação integral defendida por Johann Heinrich Pestalozzi, valorizando o desenvolvimento intelectual, afetivo e a capacidade de agir.
Programação em Codó
De acordo com a programação divulgada pela Pestalozzi de Codó – Escola Lalá Ramos, as atividades serão realizadas durante três dias: entre os dias 26 e 28 de agosto.
Quarta-feira, 26 de agosto
A programação terá início com uma caminhada de abertura, às 7h, reunindo participantes em um momento de mobilização e conscientização em favor da inclusão.
Quinta-feira, 27 de agosto
Será realizada uma programação cultural e lúdica, a partir das 8h, proporcionando momentos de convivência, expressão, participação e valorização das potencialidades dos alunos.
Sexta-feira, 28 de agosto
O encerramento acontecerá com um Dia de Lazer no Sítio São José (Acy Brandão), das 8h às 17h, encerrando a programação com atividades de integração e confraternização.
A iniciativa da Pestalozzi de Codó reforça a importância de criar espaços nos quais as pessoas com deficiência possam participar, se expressar e exercer sua autonomia, contribuindo para uma sociedade mais acolhedora e inclusiva. A Escola Lalá Ramos, também conhecida como Associação Pestalozzi de Codó, possui trajetória voltada à educação e à inclusão de pessoas com deficiência no município. Pesquisas acadêmicas da Universidade Federal do Maranhão registram a atuação da instituição no atendimento educacional especializado e em ações voltadas à inclusão.

Campanha para nova sede da Pestalozzi de Codó
Nossa campanha tem por objetivo conscientizar e mobilizar a famílias e toda nossa sociedade para que se tornem parceiros e contribuam para a construção da nova sede da escola. Seja um parceiro e colaborador da Fundação Pestalozzi de Codó e entre conosco na campanha da nova sede.

Nenhum comentário:
Postar um comentário