Publicidade

Publicidade

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

SINCODÓ fortalece qualificação no campo com cursos de drone para produtores e Corpo de Bombeiros

O Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) realizou, em sua sede, dois importantes cursos de capacitação em tecnologia de drones no mês de fevereiro, reafirmando seu compromisso com a qualificação profissional, a inovação no campo e o fortalecimento de parcerias institucionais.

As formações aconteceram em duas categorias. De 9 a 11 de fevereiro, foi promovido o curso “Uso do Drone para Mapeamento de Áreas Agrícolas”, direcionado a pecuaristas que já haviam concluído o curso básico de pilotagem. A capacitação deu continuidade à formação iniciada durante a ExpoCodó 2025, ampliando o conhecimento técnico dos participantes e fortalecendo o uso estratégico da tecnologia no monitoramento e gestão das propriedades rurais.

No período de 12 a 14 de fevereiro, o SINCODÓ realizou o curso “Pilotagem de Drone – Curso Básico”, atendendo a uma solicitação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, em Codó. A iniciativa evidencia que o uso de drones já é uma ferramenta essencial não apenas para o setor agropecuário, mas também para instituições públicas, especialmente em ações de monitoramento e combate a incêndios.

O mobilizador de cursos FAEMA/SENAR do SINCODÓ, Elias Araújo, destacou a importância das formações: “Os cursos realizados reforçam o compromisso do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó com a qualificação e a inovação. O módulo de Mapeamento de Áreas Agrícolas deu continuidade à formação iniciada na ExpoCodó 2025, ampliando o conhecimento técnico dos participantes e fortalecendo o uso da tecnologia no campo. A solicitação do curso básico pelo Corpo de Bombeiros demonstra que os drones já são ferramentas essenciais também para instituições públicas, assim como os cursos realizado junto a Polícia Militar de nosso município, confirmando a importância crescente dessa tecnologia em diversas áreas da sociedade.”

O presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, ressaltou que o sindicato vai além das ações voltadas exclusivamente à agricultura e pecuária. “Encerramos a semana com dois cursos importantes e ficamos muito felizes. O sindicato não trabalha apenas a área agrícola e pecuária, mas também mantém parceria com instituições públicas. Nosso portifólio de cursos é muito diversificado e contempla muitas áreas, inclui8ndo a saúde, educação, projetos, gastronomia, enfim, uma infinidade de propósitos e qualificações. Já tivemos a oportunidade de realizar quatro cursos de drone com a Polícia Militar no início de 2025, incluindo formação básica e avançada. Agora, poder oferecer essa capacitação ao Corpo de Bombeiros Militar é motivo de grande satisfação, especialmente por se tratar de uma das instituições de maior credibilidade no país.”, explicou.

O presidente também agradeceu o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), na pessoa do presidente Raimundo Coelho, do superintendente Figueiredo, além da equipe de apoio em São Luís, representada por Xavier e Tássio, que contribuíram para a realização das capacitações. Com mais essa iniciativa, o SINCODÓ reafirma seu papel como agente de desenvolvimento, mantendo-se de portas abertas para promover conhecimento, inovação e parcerias que fortalecem o setor produtivo e a sociedade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário