Na manhã desta terça-feira (2), a Polícia Federal realizou a Operação Curimã II, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), contra um esquema de extração ilegal de ouro na zona rural de Centro Novo do Maranhão, a cerca de 260 km de São Luís.
O alvo principal foi o chamado 'garimpo do Cipoeiro', uma das áreas mais conhecidas da região pelo intenso impacto ambiental. Segundo a Polícia Federal, na área há vastos elementos que indicam os crimes previstos no art. 2° da Lei 8.176/1991 (crime de usurpação de bens da União) e no art. 55 da Lei 9.605/1998 (crime ambiental).
Durante a ação, os agentes encontraram máquinas pesadas, motores e diversos equipamentos utilizados na exploração mineral e em outros crimes ambientais.
Segundo a PF, foram destruídas duas máquinas tipo pá-carregadeira (PCs) e vários motores empregados na extração ilegal. Também foram apreendidas escavadeiras, um trator e dois caminhões caçamba. Os equipamentos estavam sendo usados para retirar ouro de forma clandestina, sem autorização do governo e em desacordo com as normas ambientais.
Além da operação no garimpo, os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão em residências de pessoas investigadas por envolvimento nos crimes ambientais e de extração ilegal de minerais da União. Os nomes dos envolvidos não foram informados.
As investigações seguem em andamento com produção de laudos periciais, imagens de satélite e interrogatório dos investigados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário