A mobilização, organizada pela Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol), tem como objetivo chamar atenção para demandas históricas da categoria, como a promoção de mais de 90 delegados aptos à classe especial e melhores condições de trabalho, especialmente no interior do estado.
Entre as medidas adotadas estão a suspensão do envio de notícias e releases às assessorias de comunicação e superintendências, o cumprimento estrito da carga horária legal (das 8h às 18h), a recusa em realizar plantões extraordinários sem compensação formal, a não aceitação de presos fora do horário de expediente onde não houver plantão oficial, e a exigência de pagamento antecipado de diárias para viagens e deslocamentos a serviço.
A Adepol destaca que a mobilização não representa greve, paralisação ou operação padrão. As delegacias continuam funcionando normalmente, com plantões e atendimento garantidos à população. No entanto, os delegados deixarão de assumir responsabilidades que vão além do que é previsto em lei, como viagens sem diárias ou plantões não compensados.
Segundo a entidade, o movimento é legítimo, pacífico e necessário, e reafirma o compromisso da categoria com a legalidade e com a sociedade maranhense. Uma nova Assembleia Geral está marcada para o dia 22 de abril, às 19h, onde novas deliberações poderão ser aprovadas. Entre elas, a obrigatoriedade do pagamento antecipado de diárias para plantões nos fins de semana.
“Delegados não podem mais bancar do próprio bolso o funcionamento da segurança pública”, afirma a associação. A Adepol conclama o apoio da sociedade maranhense ao movimento, reforçando que a valorização dos delegados fortalece a Polícia Civil e, consequentemente, representa mais proteção, mais justiça e melhores resultados para toda a população.
Veja o vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário