Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Presidente do SINCODÓ fala sobre conquistas do primeiro ano de gestão e dos projetos para 2025

Em entrevista para a Mídia Digital, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), Iedo Barros, fez uma detalhada retrospectiva sobre as ações e conquistas alcançadas em seu primeiro ano de gestão. Iedo avaliou de forma muito positiva, pois a intensa agenda do SINCODÓ contribuiu muito para o desenvolvimento econômico e social de Codó e região.

Em uma breve retrospectiva, podemos dizer que estamos muito felizes com os resultados alcançados ao longo deste primeiro ano da gestão. Em nossa agenda pudemos realizar muito pelo desenvolvimento do agronegócio, dos produtores, da agricultura familiar, das associações extrativistas. Foram muitas as atividades, entre os muitos e variados cursos dos Sistema FAEMA/SENAR, eventos e palestras, a visita a grandes eventos do agronegócio de nosso estado, e tantos outros eventos, como a Carreta da Saúde da Mulher Rural, uma ação de saúde e social que realizamos no povoado Santana Velha, em parceria com a prefeitura, ainda no início de nossa gestão”, pontuou.

Agenda diversificada de cursos

O presidente destacou a grande variedade de cursos gratuitos de capacitação promovidos pelo Sistema FAEMA/SENAR e o SINCODÓ. Durante o seu primeiro ano de gestão foram realizados cerca de 50 cursos, com temas bem variados, como: curso de Artesanato de Materiais Recicláveis, Pilotagem de Drones, Curso de Primeiros Socorros, cursos de Artesanato de Fibras Naturais da Bananeira, Babaçu e do Buriti, curso de Produção de Conservas Vegetais, Compotas e Frutas Cristalizadas e Desidratados, Curso de Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo, Curso de Bovinocultura de Corte e Silagem, Curso de Aproveitamento Integral de Produtos de Origem Vegetal, Curso de Transformação de Produtos de Origem Animal (Embutidos e Defumados), entre outros. Ao todo, foram capacitadas cerca de 600 pessoas por meio dos cursos.

Conquistas e mais projetos para 2025

Iedo Barros pontuou sobre importantes conquistas alcançadas no ano 2024, como a aquisição da nova sede do SINCODÓ, uma área de dois hectares localizada no bairro São Francisco, e que possui a estrutura necessária para acolher os Cursos Técnicos de Agronegócio e Zootecnia, ambos reconhecidos pelo MEC.

Foi uma grande conquista a nossa nova sede, pois o SINCODÓ iniciará, no segundo semestre de 2025, esses dois importantes cursos. O Sindicato é cem por cento patronal, no entanto também atendemos e capacitamos em grande parte a Agricultura Familiar, Associações e entidades ligadas ao campo, no intuito de melhorar a renda desses trabalhadores. Além disso, o SINCODÓ está contribuindo e acompanhando de forma muito competente o grande crescimento nossa pecuária e agricultura. Hoje temos, gratuitamente, cinco técnicos de campo do FAEMA/SENAR acompanhado 125 propriedades no município, nas áreas de Bovinocultura de Corte, Cultura de Hortaliças, Criação de Caprinos e Ovinos e Piscicultura

Intercâmbios, eventos e parcerias

Na avaliação do presidente Iedo Barros, o ano de 2024 foi muito produtivo para o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó. Ao lado do irmão Idelfonso Barros, presidente da ACRIVI, Iedo empreendeu uma série de viagens para intercâmbio nas principais feiras agropecuárias do Maranhão, buscando referências e novidades para a ExpoCodó. Os dois representantes das duas mais importantes instituições do agro codoense estiveram presentes em eventos como a 20ª Agrobalsas, a 54ª edição da Expoimp, 1ª Feira Agropecuária de Presidente Dutra, a Agrodutra e na primeira edição do Caxias Agro Show, além da 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). Iedo Barros também destacou a realização da etapa inédita do Circuito de Negócios Agro do Banco do Brasil em Codó, e o projeto, em parceria com o Rotary Clube e IFMA, para a implantação da Cadeia Produtiva do Mel na comunidade Condurú.

Realmente 2024 foi um grande ano, com ações, eventos, parcerias, projetos e conquistas a se comemorar muito. E tudo isso irá continuar com força total em 2025.  Gostaria de agradecer todo o apoio de nosso presidente da FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, o superintendente do SENAR, Luís Figueiredo, do nosso amigo José Henrique Brandão, ao nosso governador Carlos Brandão, que são grandes autoridades e pessoas ligadas ao agronegócio que contribuíram para os grandes avanços o desenvolvimento do setor em todo o nosso estado do Maranhão”, concluiu Iedo Barros .

Nenhum comentário:

Postar um comentário