Publicidade

Publicidade

segunda-feira, 22 de abril de 2024

FAEMA/SENAR e SINCODÓ promovem curso de Produção de Conservas Vegetais, Compotas e Frutas Cristalizadas e Desidratados



O Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) juntamente com a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Rotary Clube de Codó, promoveram um importante e saboroso curso de Produção de Conservas Vegetais, Compotas e Frutos Cristalizados/Desidratados. O curso foi realizado na sede do Rotary Clube, durante três dias e com carga horária de 24 horas.



Os vegetais e frutos se mostram como matéria prima perfeita para a criação de diversas receitas, com muito mais sabor e qualidade. Através do treinamento, as participantes aprenderam várias técnicas de beneficiamento de frutas para a composição de diversos produtos, sendo eles para consumo próprio ou até mesmo como fonte de renda para o sustento de suas famílias.

“É com muito orgulho e alegria que concluímos mais um curso, um excelente momento, onde foi feito um aproveitamento muito grande das pessoas que se inscreveram, de nossa equipe. Um curso que transcorreu de forma completa em seus participantes. Agradecemos ao presidente Raimundo Coelho e todos os colaboradores do sistema FAEMA/SENAR, do nosso sindicato e os parabéns a todos. Quero dizer que o sindicato está de portas abertas a todos aqueles que queiram se capacitar”, declarou o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros.  

Cursos diversos oferecidos em Codó

Esse foi mais um dos diversos cursos oferecidos pelo sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ como forma de ajudar a população a ganhar mais conhecimento, assim como obter uma fonte de renda extra, além da valorização do empreendedorismo local. "O curso é simplesmente fantástico, é de suma importância para a geração de renda de todas as pessoas que estão nessa condição de precisar gerar renda. A professora foi excelente, nota 10, muito pontual em todas as suas atividades, cumpriu toda a agenda. O sindicato de uma presteza imensa, chegando a tempo com todo o material, com toda a assistência, com toda a mobilização que foi necessária. E nós estamos assim, muito felizes por essa oportunidade e queremos que venham outras oportunidades”, expressou a participante e professora, Socorro Quinzeiro.

Variedades de produtos com valor agregado

Durante as 24 horas de carga horária do curso a produção alimentar foi bem variada, com a confecção de mingau com milho verde, geleia de pimenta, de frutas diversas, tais como abacaxi, acerola, manga, etc. Também foram produzidos doces cristalizados de mamão, de abóbora, casquinhas de aperitivos de laranja, sorvete de maracujá, licor de maracujá, conservas variadas, picles em conservas, rolinhos de banana com canela, rolinhos de laranja para aperitivo e também diet. “As pessoas que não podem comer açúcar podem comer essa gostosura sem nenhum medo. Breve estaremos com a exposição dessa produção toda. Parabéns ao Senar, parabéns ao sindicato, parabéns ao Rotary que é parceiro nessa caminhada, muito importante. Que venham outros cursos, outras oportunidades", comentou uma estudante

"Olha, o que eu achei do curso, para mim foi muito produtivo, aprendi a fazer vários produtos que eu não sabia, para mim foi muito importante, então como esse curso que a gente teve agora esses três últimos dias, que venha esse e muitos mais, e de outros tipos de produtos que ainda não fizemos ainda, né", disse Sueli Jesus Fernandes, da Associação Comunitária dos Artesanatos Codoenses.

"O curso que nós estamos encerrando hoje, tem sido de muita importância para todos nós e nós ficaremos mais felizes ainda se vierem outros dessa categoria, professora excelente, os administradores, os auxiliares, a casa aqui, o pessoal excelente, dando total apoio a todo o grupo e só temos a somar, maravilhoso esse curso, esperamos que venham outros e outros", declarou Conceição Monteiro.

"Percebo que a cada termino dos cursos solicitados ao Sistema FAEMA/SENAR/SINDICATO, surpreendo-me com a receptividade dos alunos (as), sempre muito interessados(as) em adquirir conhecimentos, o que nos deixa bastante satisfeitos. Hoje terminamos mais um curso, Produção de Conservas Vegetais, Compotas Frutos Cristalizados/Desidratados, o resultado não poderia ser diferente, muito bem aceito. Com certeza estamos no caminho certo, e mais cursos estão agendados para os próximos dias", disse Elias Araújo, mobilizador de cursos da FAEMA/SENAR/SINCODÓ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário