Publicidade

Publicidade

terça-feira, 10 de maio de 2022

Policia Federal deflagra Operação Tambaqui contra crimes previdenciários em Caxias

(imagem ilustrativa)

A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (10), a Operação Tambaqui, com objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em obter vantagens ilícitas decorrentes de saques e empréstimos em benefícios previdenciários de pessoas falecidas.

Foram cumpridos 17 mandados judiciais, sendo 10 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão temporária e dois de prisão preventiva nas cidades de Teresina e Caxias/MA. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.

Ao todo, 44 policiais federais estão participando do cumprimento dos mandados judiciais.
Investigação.

Segundo a Polícia Federal, ao longo das investigações, foram identificados 68 benefícios relacionados à organização criminosa, sendo que 24 deles são atrelados a uma pessoa falecida.

Estima-se que até o momento o prejuízo efetivo ao INSS é de R$ 772 mil, enquanto o prejuízo futuro estimado do INSS com o pagamento destes benefícios, com base na expectativa de vida do brasileiro segundo o IBGE, seria superior a R$ 10 milhões.

Foi determinado bloqueio judicial das contas bancarias dos CPFs de duas pessoas envolvidas nas fraudes identificadas e a suspensão judicial de 31 benefícios com fraudes comprovadas. Os investigados podem responder por organização criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Operação Tambaqui
Conforme a Polícia Federal, o nome Tambaqui decorre do fato dos investigados, em suas conversas, nomearem os benefícios previdenciários como “Tambaqui”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário