Publicidade

Publicidade

terça-feira, 10 de maio de 2022

PF faz operação contra grupo suspeito de sacar benefícios de pessoas mortas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (10) a operação ‘Tambaqui’, contra uma organização especializada em crimes previdenciários. Os trabalhos acontecem em Teresina e na cidade de Caxias (MA). Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão temporária, dois de prisão preventiva, além de 10 mandados de busca e apreensão. 

O grupo investigado é suspeito de causar um prejuízo de mais de R$ 772 mil ao INSS, através da obtenção de vantagens ilícitas decorrentes de saques e realizações de empréstimos consignados em benefícios previdenciários de pessoas falecidas.

“No decorrer das investigações já foram identificados 68 benefícios atrelados à Organização Criminosa, dos quais já se confirmou que em 24 deles o beneficiário é uma pessoa já falecida”, informou a Polícia Federal. 

Ainda segundo a PF, o prejuízo futuro estimado do INSS com o pagamento destes benefícios, com base na expectativa de vida do brasileiro segundo o IBGE, seria superior a R$ 10 milhões.

Foto: Divulgação/PF

A pedido da Polícia Federal foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias dos CPFs deduas pessoas envolvidas nas fraudes identificadas e a suspensão judicial de 31 benefícios com fraudes comprovadas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de Organização Criminosa, Estelionato Majorado; Falsidade Ideológica  e Uso de Documento Falso.

O nome Tambaqui decorre do fato dos investigados, em suas conversas, nomearem os benefícios previdenciários como “Tambaqui”.

Os trabalhos da operação acontecem em parceria com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário