Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 28 de abril de 2022

DISTRIBUIDORA DROGA ROCHA É ALVO DE OPERAÇÃO DA PF

Localizada em Teresina (PI), a distribuidora Droga Rocha foi um dos alvos da operação Free Rider por envolvimento em esquema milionário de desvio de verbas da saúde de Santa Inês.

Equipes da Polícia Federal estiveram na sede da empresa e na residência do sócio-administrador da empresa, Antônio Francisco Rocha de Abreu, cumprindo mandados de buscas e apreensão nesta quarta-feira (27).

O empresário é apontado como sendo um dos chefes da organização criminosa, responsável por facilitar o esquema de “montagem” dos processos licitatórios na Prefeitura maranhense e realizar diversas movimentações bancárias, com saques semanais em grandes quantias, com a participação do seu sobrinho e um funcionário.

As investigações revelaram ainda que a Droga Rocha pagou propina aos gestores públicos de Santa Inês. Os pagamentos foram identificados a partir da quebra do sigilo bancário, onde foram constatadas transferências entre contas da empresa e de pessoas físicas e jurídicas ligadas à administração do município, o que caracteriza o pagamento de “propina”, quando parte dos valores contratados pela empresa retornam para os gestores públicos responsáveis pela contratação.

A Polícia Federal afirmou que o esquema era montado em três núcleos: o primeiro com atuação na Prefeitura, liderado pelo prefeito Felipe dos Pneus, o segundo com atuação na Secretaria de Saúde, encabeçado pela titular da pasta e terceiro sendo o empresarial, comandado por Antônio Rocha.

Segundo os investigadores, o Executivo realizava adesões fraudulentas a Ata de Registro de Preços de outros municípios sem que houvesse o requisito de “vantagem” para a administração pública, posto que, em um dos casos investigados, havia o sobrepreço de 215%.

Os contratos investigados tem como detentora a Droga Rocha e somam mais de R$ 8,5 milhões. Ela deveria fornecer diversos medicamentos e insumos hospitalares para o município de Santa Inês.

Fonte: Neto Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário