Publicidade

Publicidade

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

DHPP prende pai e filho suspeitos de envolvimento na morte de adolescentes


Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriram na manhã desta terça-feira (08) mandados de prisão contra suspeitos de participação na morte dos adolescentes Luian Ribeiro e Anael Natan, em novembro de 2021. Foram presos os advogados Francisco das Chagas Sousa e Guilherme de Carvalho Sousa, pai e filho. 

Os dois são tio e primo do empresário João Paulo Carvalho, também investigado por participação no crime, e que teve a prisão decretada. Ele ainda não foi localizado e é considerado foragido. 

Além dos mandados de prisão, as equipes do DHPP também cumprem mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos envolvidos. 

Na sede do DHPP, o coordenador-geral, delegado Francisco Baretta, informou que foram emitidos três mandados de prisão e que a Polícia Civil espera cumprir todos, inclusive a prisão do empresário João Paulo Carvalho. 

“Três equipes saíram hoje pela manhã para cumprir busca e apreensão e cumprir também mandados de prisão. Foram decretadas as prisões do João Paulo, do Guilherme e do Francisco e os três tem que vir preso para cá, o DHPP não vai parar enquanto os três estiverem preso”, informa Baretta. 

Segundo o delegado Francisco Baretta, os três envolvidos deverão responder por diversos crimes, entre eles duplo homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e fraude processual. 

“A gente não tem duvida que todos os três concorreram para a prática do crime, ou seja, nós temos um duplo homicídio, triplamente qualificado, um cárcere privado, ocultação de cadáver e fraude processual, um verdadeiro rosário de crime”, ressalta o delegado. 

Sobre a dinâmica do homicídio, o coordenador-geral do DHPP relatou que os adolescentes foram torturados, espancados e depois mortos após serem flagrados no sítio do advogado Francisco das Chagas, tentando adentrar em uma festa no sítio do lado. No carro do empresário João Paulo, também foram encontradas manchas de sangue. 

“Segundo consta, que foi apurado até aqui é que os rapazes chegaram nesse sítio, onde tinha uma festa, e eles não tinham o dinheiro suficiente para adentrar na festa e eles acessaram a parte baixa do muro para adentrar na casa e onde foi justamente a casa vizinha, onde mora o Francisco, e eles foram surpreendidos, dominados e o desfecho final foi a morte. Lá eles foram torturados, espancados, foi comprovado manchas de sangue no veículo do João Paulo e segundo o laudo eles foram mortos de joelho com um tiro na nuca”, acrescenta.

Na semana passada, o advogado Lucio Tadeu, que representa os envolvidos no caso disse ao blog que João Paulo e Guilherme assumiram a autoria do crime.

Entenda o caso

Os dois jovens haviam desaparecido após uma festa, realizada no dia 12 de novembro de 2021 em um sítio próximo à Ladeira do Uruguai, na zona Leste de Teresina. Depois de dois dias de buscas, os corpos dos adolescentes foram encontrados em um matagal às margens da PI-112, rodovia que liga a capital ao município de União. 

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP) chegou a levantar a hipótese de que Luian e Anael haviam sido mortos após uma briga de trânsito na madrugada em que foram assassinados, mas também afirmava que nenhuma outra linha de investigação seria desconsiderada pela polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário