Publicidade

Publicidade

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO VETUS II DE COMBATE A CRIMES CONTRA O IDOSO EM CIDADES DO MARANHÃO


Com início no dia 15 de outubro, a Polícia Civil do Maranhão deflagrou, em cidades do Estado, a Operação Vetus II, que tinha como objetivo, combater crimes de violência contra idosos, por meio de ações coordenadas das forças de segurança do estado e o Ministério Público, especialmente da Delegacia do Idoso.

Na última quinta-feira(18), apontado como o dia “D” da operação, foram realizadas visitas e verificação se haviam descumprimentos de medidas protetivas, além de um balanço dos trabalhos realizados por diversos órgãos envolvidos nesta grande operação de nível nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No Maranhão, os alvos da operação foram as cidades de São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Caxias, Itapecuru-Mirim e Codó, tendo como resultado o de 113 vítimas atendidas por meio de denúncias e 1(uma) resgatada. A ação policial contou com a participação de 30 policiais civis do Maranhão.

Dados contabilizados pela Polícia Civil do Maranhão até o último dia 18, apontam que foram realizadas 90 visitas e diligências policiais em abrigos, lares, residências e demais locais de moradia dos idosos. Sendo cumprido 1(um) mandado de busca, 1(um) mandado de prisão e 37 Medidas Protetivas de Urgência (MPU) solicitadas.

No total, uma pessoa foi presa, 1(um)auto de prisão em flagrante lavrado,4 inquéritos policiais concluídos, 4 inquéritos policiais instaurados e 11 termos circunstanciado de ocorrências lavrados.

A violência contra o idoso é crime previsto em lei e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. Denúncias podem ser feitas através do Disque Direitos Humanos (Disque 100), Disque Denúncia (98) 3223-5800(capital), 0300 31 35 800(interior) e (98)99224-8660(WhatsApp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário