Publicidade

Publicidade

terça-feira, 10 de agosto de 2021

CHURRASCARIA & PIZZARIA FAVORITA DEIXA SUA HOMENAGEM AO DIA DE SANTA FILOMENA


Dia de Santa Filomena celebra-se a 10 de agosto.

Santa Filomena é representada com uma palma, uma flecha e uma âncora, símbolos do seu martírio. É uma das santas mais acarinhadas pelos Papas, à qual são atribuídos milagres mesmo após a sua morte.

História de Santa Filomena

A história de Santa Filomena começa com os seus pais, da realeza da Grécia, mais precisamente de Corfu.

Estes não conseguiam ter filhos, mas por sugestão de um médico cristão, deixaram de fazer sacrifícios aos deuses pagãos e receberam o batismo, acabando por receber a graça de uma filha, a quem chamaram de Lumena por ter nascido à luz da fé. Na pia batismal, chamaram-lhe Filomena, que significa “filho/a da luz”.

Criada nos costumes cristãos, Filomena fez votos de virgindade no início da adolescência. Aos 13 anos, o poderoso imperador romano Diocleciano declarou guerra ao pai de Filomena, que como não tinha hipóteses de o enfrentar, foi a Roma pedir clemência.

Ao receber a família de Filomena, o imperador ficou prostrado pela beleza da jovem, prometendo não só a paz, como também vantagens políticas e económicas ao pai de Filomena se concedesse a sua filha em casamento.

Dia de Santa Filomena

O pai de Filomena aceitou alegremente a proposta, mas a filha, já prometida a Jesus, protestou com todas as suas forças. Nem os seus pais a conseguiram convencer a mudar de ideias.

Perante a recusa da jovem, o imperador tentou convencê-la acenando com os privilégios de ser imperatriz de Roma, mas sem sucesso.

Furioso, Diocleciano mandou prender a jovem até que ela mudasse de ideias. Filomena terá recebido uma visita de Nossa Senhora na prisão, que prometeu levá-la ao céu em três dias.

A jovem permaneceu sempre inflexível, o que levou o imperador, cheio de ódio, a ordenar os piores martírios contra Filomena.

Tentaram pegar fogo à jovem, lançar flechas sobre o seu corpo, e jogar o seu corpo ao rio, atado a uma âncora. Com a proteção divina, a jovem saiu incólume de todos os martírios.

Perante os milagres, as multidões se converteram ao Cristianismo. Por fim, o imperador ordenou que decapitassem Filomena, acabando o seu corpo por ceder e subir aos céus no dia 10 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário