Publicidade

Publicidade

terça-feira, 4 de maio de 2021

Governo vacina primeira gestante do Maranhão e dá início à imunização deste novo público no estado

Com a chegada de novas doses de vacinas contra a Covid-19 no Maranhão, um novo público-alvo será imunizado contra a doença no estado. Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), serão imunizados conforme o cronograma de cada município, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e deficiência permanente. Nesta segunda-feira (3), o Governo vacinou a primeira gestante do Maranhão na Maternidade de Alta Complexidade (MACMA), dando início à imunização deste novo público-alvo no estado.

O secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, acompanhou o início da imunização e destacou a importância da vacinação do novo público. “Nós temos a importante missão de imunizar mais um grupo prioritário contra a Covid-19. E aqui na Maternidade de Alta Complexidade vamos vacinar as pacientes atendidas pela unidade. São gestantes e puérperas que em sua maioria possuem comorbidades e tiveram que receber tratamento especializado em alta complexidade”, ressalta o secretário.

A estudante Fernanda Lima, 25 anos, relata a emoção de ter sido a primeira gestante imunizada no Maranhão. “Estou grávida de 36 semanas da minha primeira filha, Maria Júlia. Estou muito feliz, muito emocionada e grata a Deus por essa oportunidade, pois não é só por mim, é pela saúde da minha filha”, diz emocionada.

A supervisora da sala de vacinas da MACMA, Lícia Silva, esclarece que haverá um ponto de imunização dentro da maternidade exclusivo para as pacientes atendidas na unidade. “As gestantes e puérperas que iremos vacinar são moradoras de São Luís que realizam ou realizaram o pré-natal na unidade, dentro do nosso protocolo de alto risco. Nós já temos uma pré-lista e estamos entrando em contato com elas para a realização da imunização”, explicou.

A vacinação para este novo público também acontece nos 217 municípios, conforme calendário e localidades a serem definidas pelas Secretarias Municipais de Saúde.  

Treinamento

Para a realização da imunização em gestantes e puérperas com comorbidades, os profissionais da MACMA passaram por um treinamento realizado pela Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES. “O objetivo do treinamento é a qualificação desses profissionais para realizarmos com a melhor qualidade possível a vacinação para essas mulheres”, pontua a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Costa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário