Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Senepol TOP OITO: 8 características que você precisa saber sobre a raça Senepol

7.      Precocidade sexual, produtividade e fertilidade do Senepol: Touro Senepol e Fêmeas Senepol

O rebanho Senepol apresenta rebanho totalmente longevo e produtivo. Os garrotes Senepol cobrem a partir dos 14 meses de idade e um Touro Senepol adulto cobre número superior de vacas a campo, com índice de prenhez acima a 90%.

As fêmeas são muito férteis, possibilitando uma quantidade menor de matrizes vazias na fazenda, o que aumenta a rentabilidade da propriedade. A novilha Senepol entra no cio com em média 13 ou 14 meses de idade. A fêmea Senepol tem grande habilidade materna, porém sem aquela característica agressiva que costumam apresentar nesta fase em outras raças (isso inclusive foi comprovado por estudo conduzido pela Universidade Estadual de Carolina do Norte, nos Estados Unidos). Há relatos de fêmeas Senepol com 15 a 20 anos e ainda em produção.

O Touro Senepol tem elevada Circunferência Escrotal (CE) e consegue ainda cobrir a vaca no pasto, ocasionando heterose a campo, mesmo nas horas de maior intensidade de calor do dia, e apresenta carcaterística de dominância quando juntos com lotes de diferentes raças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário