Publicidade

Publicidade

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Pacovan é condenado a 10 anos de prisão

 

Pacovan era o líder da quadrilha

O empresário Josival Cavalcante da Silva, mais conhecido como “Pacovan”, e outros 21 réus foram condenados por crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa pela 1ª Vara Criminal da Comarca da Ilha.

O esquema seria praticado por meio de postos de gasolina em São Luís e no interior do Estado, da rede “Nosso Posto”. Pacovan foi apontado como o líder da quadrilha. Entre os condenados estão a ex-companheira de Pacovan, Edna Maria Pereira, e o contador do esquema, José Etelmar Carvalho Campelo. Ambos condenados a oito anos e três meses de reclusão.

No julgamento do caso, o juiz Ronaldo Maciel constatou a existência dos elementos que configuram o crime de organização criminosa identificando os requisitos de “estrutura ordenada, divisão de tarefas, estabilidade e permanência” das práticas delituosas atribuídas ao grupo.

As investigações tiveram início em 2015 e demonstram a existência de movimentações atípicas praticadas pela organização criminosa desde o ano de 2012. Interceptações telefônicas realizadas até 2017 apontaram a existência das condutas praticadas pelos membros do grupo.

O esquema contava com a atuação de profissionais de contabilidade voltada à constituição de empresas em nome de laranjas, que detinham o controle e o conhecimento das irregularidades financeiras ocorridas nas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário