Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Forças de segurança do Maranhão já estão atuando para as eleições 2020

Autoridades que compõem o Comitê de Segurança Ostensivo das Eleições 2020 estiveram reunidas na manhã desta terça, 27 de outubro, com os desembargadores Tyrone Silva e Joaquim Figueiredo, presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, respectivamente, para apresentarem seus planejamentos.

Também acompanharam a reunião o juiz eleitoral Nilo Ribeiro Filho, da 2ª zona de São Luís, o promotor Pablo Bogéa e o diretor-geral do TRE, Gustavo Vilas Boas, além de secretários e assessores do órgão, entre outros representantes das forças policiais presentes.

O desembargador Tyrone Silva justificou que a reunião teve o objetivo de alinhar estratégias e deixar todos os envolvidos na segurança cientes do que os demais estão executando, visando assim dar maior celeridade a qualquer tomada de medida urgente, por exemplo.

Por sua vez, o desembargador Joaquim Figueiredo fez algumas observações acerca da atuação dos policiais nas cidades e também esclareceu dúvidas quanto ao deslocamento de efetivo.

O Comitê de Segurança Ostensiva é composto pelo dirigentes da Justiça Eleitoral maranhense, pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, pelas polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Exército. Eles atuam em conjunto como centro de controle, orientação e decisão para monitorar e dar celeridade a ações que necessitem de maior atenção durante o pleito.

Todos os órgãos de segurança agem juntos e estarão reunidos na sede do Regional desde o dia 14 de novembro, podendo também ser acionado a qualquer momento para intercâmbio de informações entre os membros.

Apresentações

O primeiro a apresentar seu planejamento foi o coronel Nilson, subcomandante da Polícia Militar, que mostrou que a instituição prevê gastar quase 2 milhões e meio de reais com diárias e transporte, entre outras despesas, dos cerca de 6.800 policiais que atuarão no pleito.

Já o Corpo de Bombeiros reafirmou o compromisso de contribuir para as eleições seguras, o que também foi afirmado pelas polícias federal, civil, exército e rodoviária, e ainda pela Capitania dos Portos.O Exército, via 24º Batalhão de Infantaria de Selva, em especial, tem contribuído com o Regional no armazenamento e distribuição das 69 toneladas de equipamentos de proteção individual doados à Justiça Eleitoral.

O primeiro turno das eleições 2020 está marcado para ocorrer dia 15 de novembro, entre 7h e 17h. O segundo turno, se houver, ocorrerá no dia 30 de novembro, e somente em São Luís, único município do estado que possui mais de 200 mil eleitores.

__________________________________________________

TRE-MA – Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
ASCOM – Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário