http://r7codo.blogspot.com/

ENTRISTECEDOR – Aumenta o número de crianças trabalhando no LIXÃO de Codó

Compartilhe:
Já estivemos outras vezes no lixão de Codó, flagrar crianças correndo  na área ou mesmo trabalhando é uma realidade que parece sem fim, mas nunca havíamos registrado tantos menores  em atividade num local completamente insalubre e perigoso para a saúde humana como na semana passada, dia 20 de dezembro.
Nós chegamos de surpresa e constatamos um cenário  bem preocupante. Conseguimos contar, só naquela manhã, pelo menos, 17 crianças e adolescentes  na área do grande lixão de Codó e, claramente, e percebia-se que  nem todas estavam ali apenas para não ficarem em casa como alega a maioria dos pais.
Presenciamos flagrante  de trabalho mesmo perto de um caminhão de lixo que acabava de chegar, sem qualquer proteção elas catavam tudo que podia ser vendido.

Caminhão chegou cheio de galhos de manga
Quando um caminhão com entulho atravessou o local elas sobiram no veículo arriscando a própria vida na carroceria. Uma cena entristecedora.
AS RAZÕES DE SEMPRE
Os adultos entrevistados apresentam suas justificativas, as mesmas, sempre.
“É porque a gente não tem como deixar os filhos (…) tudo estudo, eu tenho 7 filhos”, disse Sebastiana de Pinho
Francilene levou a filha de 15 anos que estuda, mas não está incluída em programas sociais de transferência de renda. Como agora está de férias passou a ajudar a mãe no lixão.
“Mas quando ela vai pra escola ela não vem pra cá, porque estuda de tarde, mas ela já tá de férias já…TÁ DE FÉRIAS É MAIS DIFÍCIL FICAR EM CASA? Ela quis vir, que eu posso fazer?
Nós estivemos no Conselho Tutelar de Codó. O conselheiro Franck Sousa  surpreendeu-se com a quantidade de crianças e adolescentes catando lixo. Prometeu fazer acionar a Assistência Social do município para realizar uma inspeção no local.
“Nesse momento nós vamos comunicar a equipe da assistência social porque é uma responsabilidade do município, se estão lá é porque estão em busca de alguma coisa, a alegação é que estão ali tirando o sustento, então nós vamos comunicar a assistência social do município para que em comum união conosco, ou seja, irmanada com o Conselho Tutelar nós façamos alguma ação”, disse a reportagem da TV Mirante.

Franck Sousa com PM’s no dia seguinte ao flagrante
No dia seguinte, Sousa esteve no local acompanhado de policiais militares, segundo o próprio para fazer o aconselhamento dos pais e mães que costumam levar filhos para a área do lixão.
Não temos conhecimento de que outra medida tenha sido tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário