O relatório anual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Codó mostra que a Hipertensão, ou Pressão Alta como é mais conhecida, faz parte do cotidiano de dezenas de codoenses, não contrariando a estatística nacional que aponta pelo menos 20% dos brasileiros acometidos pela doença.
No ítem CRISE HIPERTENSIVA, o relatório mostra que em 2014 o SAMU foi acionado e atendeu 810 pessoas com este problema.
A crise ocorre quando a pressão arterial passa do chamado 14 por 9, que considerado o limite (destaca-se que o ideal é tê-la na casa do 12 por 8).
SINTOMAS
Quando a pressão sobe repentinamente, o paciente pode sentir:
- Sensação de mal-estar
- Ansiedade e agitação
- Dor de cabeça severa
- Tontura
- Borramento da visão
- Dor no peito
- Tosse e falta de ar
Trata-se de um problema de saúde pública grave porque se o paciente não controlar a pressão rapidamente pode sofrer, além de lesões graves em órgãos como o coração (infarto), rim e até no pulmão (edema agudo de pulmão), o mais comum dos problemas hipertensivos – o AVC, Acidente Vascular Cerebral, popular derrame.
MEDICAÇÃO E EXERCÍCIO
Quem já usa medicação é importante que a tome regularmente na quantidade e horário recomendados pelo médico.
Evitar o sal, a gordura e o açucar (considerado tão perigoso quanto o sal para os hipertensos) é importante. Fazer atividade física também ajuda a controlar.
Vai que num dia desses, você ligue numa crise daquelas e de outra parte da cidade tenha um irresponsável passando trote para o SAMU.
Melhor se cuidar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário