Homem é morto após discussão

Compartilhe:
Um homem de 38 anos, que não teve a identidade divulgada, foi morto com um disparo de arma de fogo após uma discussão na tarde deste domingo (21), no bairro Parque Alvorada, em Imperatriz, no sul do Maranhão.

De acordo com testemunhas, o desentendimento entre os dois homens começou na rua. Momentos depois, o suspeito teria ido até a residência da vítima para cometer o crime.

Segundo informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o homicídio ocorreu por volta das 16h32, na Rua Teodoro Teles. A vítima foi atingida por um tiro efetuado com uma arma longa de fabricação caseira e morreu ainda no local.

A companheira da vítima relatou à polícia que, após a discussão, o suspeito foi até a janela da residência e efetuou o disparo que atingiu o homem. Após o crime, o autor fugiu e tomou rumo ignorado.

Equipes da PMMA foram acionadas e iniciaram buscas na região para tentar localizar o suspeito. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local, mas a vítima já estava morta.

Guarnições do Parque Alvorada, com apoio de equipes da Força Tática e do 2º Batalhão de Missões Táticas, participaram das diligências realizadas após o homicídio.

O caso foi registrado como homicídio qualificado com emprego de arma de fogo de uso proibido. A investigação deverá apurar as circunstâncias da discussão e a motivação do crime. Até a publicação desta matéria, o suspeito não havia sido localizado pelas forças de segurança.

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) ficará responsável pela condução das investigações e pela coleta de depoimentos de testemunhas para esclarecer as circunstâncias do caso. Perícias também devem auxiliar na análise da dinâmica do crime e na identificação dos elementos que levaram ao assassinato.

Pernambucano morre em confronto com policiais durante operação contra cultivo de maconha

Compartilhe:
A Polícia Civil do Maranhão, em uma ação realizada na manhã desta segunda-feira (22), deflagrou mais uma etapa da Operação Herba Nefanda III, na zona rural de Grajaú, especificamente na Aldeia Cabeça de Boi, localizada na Reserva Bacurizinho. A ofensiva tem objetivo de desmontar esquemas de cultivo de maconha no interior do Maranhão.

Durante o cumprimento das diligências operacionais, as equipes policiais foram recebidas a tiros por um indivíduo de 47 anos. Em resposta à injusta agressão e visando resguardar a integridade física dos agentes de segurança e de terceiros, houve confronto armado, que resultou no óbito do suspeito ainda no local. O homem era natural de Salgueiro, Pernambuco.
No decorrer da operação, a polícia civil, com apoio da polícia militar (COSAR, GOE do 5º BPM e RP do 37º BPM), CTA e guarda municipal de Grajaú, localizaram uma ampla estrutura utilizada para atividades ilícitas. Entre os materiais apreendidos, quatro roças de maconha com sistema de irrigação automatizado; uma prensa hidráulica e um macaco hidráulico, utilizados no processamento da droga; grande quantidade de sementes de entorpecentes e uma espingarda do tipo “bate-bucha”, utilizada durante o confronto.

Todo o material apreendido foi devidamente catalogado e apresentado à autoridade policial para a instauração do competente Inquérito Policial, com o objetivo de aprofundar as investigações e identificar possíveis integrantes da rede de tráfico. A delegacia regional de Barra do Corda, que coordenou a ação policial, reafirmou seu compromisso com a segurança pública e a manutenção da ordem jurídica, ressaltando que o combate ao crime organizado e ao tráfico de entorpecentes segue como prioridade absoluta da regional.

Operações como a Herba Nefanda III reforçam a eficácia da atuação integrada entre as forças de segurança e demonstram a firmeza das instituições no enfrentamento qualificado às infrações penais.

Primeira Feira Ambiental de Codó reúne mais de 600 participantes e marca novo momento da educação ambiental no município

Compartilhe:

A cidade de Codó viveu uma manhã histórica no último dia 19 com a realização da 1ª Feira Ambiental de Codó, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM). O evento, realizado no Parque de Exposições Walter Zaidan, reuniu mais de 600 participantes e consolidou-se como uma das maiores ações de conscientização ambiental já promovidas no município.

Com uma programação diversificada e interativa, a feira ofereceu oficinas e atividades educativas voltadas para temas essenciais da sustentabilidade, como compostagem, hortas urbanas, análise da qualidade da água, direito ambiental, licenciamento e fiscalização ambiental, além de educação ambiental. O objetivo foi aproximar a população das questões ambientais de forma prática, acessível e participativa.

Fortes parcerias para uma cidade sustentável

A iniciativa contou ainda com uma ampla articulação intersetorial. Em parceria com diversas secretarias municipais e instituições parceiras, foram montados espaços de esporte, lazer e convivência, além da distribuição de lanches e a realização de uma animada gincana ecológica, que envolveu estudantes da rede municipal de ensino em desafios educativos e atividades voltadas à preservação ambiental.

O evento foi resultado da união de esforços entre as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Juventude, Esportes, Casa Civil, Saúde, Direitos Humanos, o SAAE e a ACRIVI, demonstrando que a construção de uma cidade mais sustentável depende do compromisso coletivo e da integração entre diferentes setores.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, a feira representa um marco para o município. “Nosso objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental e mostrar que cada cidadão tem um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. O resultado superou todas as expectativas e reforça que Codó está pronta para avançar cada vez mais nas políticas públicas ambientais.”

A expressiva participação popular e o entusiasmo dos estudantes, professores, servidores e parceiros evidenciaram o sucesso da iniciativa, que já nasce como referência em educação ambiental e mobilização social no município. A 1ª Feira Ambiental de Codó deixa um legado importante: a certeza de que educação, participação popular e compromisso institucional são ferramentas fundamentais para transformar a relação da sociedade com o meio ambiente.

Conselho Municipal de Meio Ambiente

Outro destaque importante da 1ª Feira Ambiental de Codó foi a participação ativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que desempenhou papel fundamental na organização e realização do evento. O conselho levou ao público uma exposição de peças de crochê e artesanato produzidas por artesãs locais, demonstrando como a sustentabilidade também pode gerar renda, inclusão social e valorização da cultura regional. A feira evidenciou que a preservação ambiental vai muito além da proteção dos recursos naturais, envolvendo também o fortalecimento da economia criativa, da educação e da cidadania.

Total apoio da gestão Fé, Trabalho e Futuro e do deputado Nagib

Toda a iniciativa contou com o apoio decisivo da gestão municipal, liderada pelo prefeito Chiquinho FC, que tem fortalecido as políticas públicas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. O evento também recebeu o apoio do deputado estadual Nagib, parceiro das ações que promovem qualidade de vida, conscientização ambiental e desenvolvimento para a população codoense.

O sucesso da 1ª Feira Ambiental de Codó demonstra a força da união entre poder público, instituições parceiras, conselhos, escolas e sociedade civil. Mais do que um evento, a feira tornou-se um marco para o município e um exemplo de como a educação ambiental, quando construída de forma coletiva, pode transformar realidades e inspirar novas gerações.

Homem é preso por descumprir medida protetiva no MA; ele ameaçou a filha por abrigar a mãe

Compartilhe:
Um homem foi preso preventivamente por descumprir diretamente as medidas protetivas de urgência impostas pela Justiça a favor de sua ex-companheira na última sexta-feira (19), no município de Parnarama, no interior do Maranhão.

Segundo a Polícia Civil, o homem já havia sido intimado oficialmente da decisão judicial que o impedia de se aproximar da vítima. No entanto, passou a proferir ameaças contra a própria filha do casal após oferecer moradia para a mãe.

As investigações apontaram que a atitude do suspeito configurou uma clara violação da ordem judicial. Ao ser informada sobre as ameaças direcionadas à filha e o desrespeito à medida protetiva, a Polícia Civil do Maranhão comunicou o caso à Justiça.

Diante da gravidade do relato, o Ministério Público solicitou a prisão preventiva do investigado, pedido que foi aceito pelo Poder Judiciário. O mandado foi cumprido pela Delegacia de Parnarama.

A Polícia Civil reforça que as denúncias são fundamentais para interromper os ciclos de violência e garantir a punição dos agressores.

Wedeson Richardson Pereira Guedes Está Desaparecido Há Mais De 24 Horas

Compartilhe:
Familiares procuram por Wedeson Richardson Pereira Guedes, de 17 anos, o mesmo está desaparecido desde a madrugada de domingo.

Segundo a família, o adolescente estava na casa da avó, localizada na Rua Antônio Alexandre, Bairro São Benedito, próximo à construção da segunda ponte de cimento de Codó-MA. O mesmo teria saído pelos fundos da residência, que dá acesso às margens do Rio Itapecuru, e desde então não foi mais visto.

Já são mais de 24 horas sem qualquer informação sobre o paradeiro do jovem. A família faz um apelo à população e ao Corpo de Bombeiros para auxiliar nas buscas.

Qualquer informação que possa ajudar a localizar Wederson deve ser comunicada imediatamente à família ou às autoridades.

POLÍCIA PRENDE CONDENADO

Compartilhe:
A Polícia Civil do Maranhão, por meio da 18ª Delegacia Regional de Timon, realizou, na tarde da última sexta-feira (19), a prisão de um homem, de 24 anos, condenado pela prática de crimes de roubo no município de Timon. A prisão foi realizada no Povoado Lagoa Grande, localizado na zona rural do município.

A ação foi executada por policiais civis da Divisão de Capturas (DICAP), em cumprimento a um mandado de prisão decorrente de sentença condenatória que impôs ao indivíduo a pena de 12 anos de reclusão, em regime fechado, por dois crimes de roubo à mão armada cometidos na cidade.

De acordo com a DICAP o condenado possui diversas passagens pelo sistema prisional, com registros por crimes de tráfico de drogas, receptação, porte ilegal de arma de fogo e roubo à mão armada de motocicletas em Timon.

Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado à Central de Flagrantes de Timon e, posteriormente, transferido para o Presídio Jorge Vieira, onde dará início ao cumprimento da pena imposta pelo Poder Judiciário.

Mulheres do Agro de Codó promovem encontro para fortalecer protagonismo feminino e ampliar oportunidades no setor

Compartilhe:
O fortalecimento da participação feminina no agronegócio foi tema de uma importante reunião das Mulheres do Agro de Codó, que reuniu lideranças estaduais, representantes de entidades do setor e mulheres empreendedoras em um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento da categoria.
A programação teve início às 18h30, com a recepção das participantes e abertura oficial do evento. Na ocasião, foram abordados temas sobre a importância da atuação das mulheres no desenvolvimento do agronegócio e a necessidade de ampliar espaços de representatividade e fortalecimento da classe.
Entre as autoridades e representantes convidadas para a abertura estavam Raimundo Coelho, presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR; Iedo Barros, presidente do SINCODO; Christiane Gedelha, assessora especial da SAGRIMA; Keyssiane Soeiro, vice-presidente da Comissão Estadual das Mulheres do Agro; Inalda Béder, presidente da Comissão de Codó; e Shirley Bruzaca, representante da Ação Pela Cidadania – Natal Sem Fome.

Uma verdadeira transformação no campo

O presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, destacou a trajetória de mobilização que vem sendo construída no estado, a partir da criação de comissões femininas em sindicatos rurais e da articulação promovida pelo Sistema FAEMA/SENAR, em parceria com a CNA. Ele afirmou que o movimento o movimento representa uma verdadeira transformação no campo.

“É um orgulho para mim, toda vez que eu vou em encontros das mulheres do agro. Neste momento, nós estamos aqui nesse encontro das mulheres do agro de Codó. Aí me faz lembrar, enquanto a gente teve a ideia de formar uma comissão das mulheres do agro em cada sindicato do estado do Maranhão. Com isso, nós levamos uma boa amostra das mulheres do agro do estado do Maranhão para uma discussão e boas palestras em São Luís, momento em que foram escolhidas as representantes do Maranhão na organização das mulheres do agro, na comissão das mulheres do agro estadual para Brasília. Então, uma delas está aqui, que é a Keisianne, ao lado das representantes das comissões e da nossa presidente Inalda, aqui de Codó, que estão fazendo uma revolução”, afirmou
A programação contou ainda com apresentações institucionais, espaço para diálogo e um momento especial dedicado à filiação ao SINCODO. Durante essa etapa, foram apresentados os benefícios e as oportunidades oferecidas às novas associadas, além da disponibilização de formulários e orientação para as interessadas em integrar a entidade.

Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó - A Força Jovem no Agro

O encontro também apresentou registros fotográficos, produção de vídeos para divulgação do Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó - A Força Jovem no Agro e a realização da tradicional foto oficial do grupo Mulheres do Agro de Codó, simbolizando a união e o espírito colaborativo das participantes.

“Hoje aqui reunimos a Comissão das Mulheres do Agro de Codó, um momento importante para que as mulheres possam fazer parte oficialmente do sindicato dos produtores rurais de Codó e nós temos a nossa comissão oficializada pela FAEMA Senar ligada a CNA. Esse foi um momento também de participação das mulheres na construção do nosso encontro regional e é o que acontecerá na 52ª ExpoCodó, este evento que é o Encontro Regional das Mulheres do Agro acontecerá em 5 de agosto, e mostrando que as mulheres estão engajadas, estão participando e se preparando para acolher todas as mulheres que vêm de outras comissões para participar deste evento aqui conosco. É um momento especial, para pensar o futuro da Comissão das Mulheres do Agro de Codó, que cada vez mais avançar”, declarou Inalda Béder, presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Codó.

Encerrando a programação, foi servido um lanche de confraternização, proporcionando um ambiente de interação, troca de ideias e fortalecimento dos laços entre as mulheres que contribuem diariamente para o crescimento do agronegócio no município e na região. O evento reafirmou o compromisso das entidades organizadoras com a valorização do protagonismo feminino e com a construção de uma rede cada vez mais forte e participativa no setor agropecuário.