Vereador Ibrahim Neto destaca combate à violência contra idosos, prevenção às drogas e elogia nova Praça São Pedro

Compartilhe:

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Ibrahim Neto utilizou a tribuna para abordar temas de relevância social, como a proteção dos idosos, o combate às drogas e os benefícios da recém-inaugurada Praça São Pedro para a população codoense.

O parlamentar iniciou seu pronunciamento destacando o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. Ibrahim ressaltou a importância da data como forma de alertar a sociedade sobre casos de abuso, discriminação e maus-tratos enfrentados por muitos idosos. Segundo o vereador, é fundamental que familiares e cuidadores garantam atenção, carinho e acolhimento àqueles que tanto contribuíram para a formação das gerações atuais. “Precisamos cuidar dos nossos idosos para que eles tenham um envelhecimento digno, cercado de amor, respeito e atenção. Eles merecem todo o nosso reconhecimento e cuidado”, afirmou.

Nova Praça do Bairro São Pedro, mais um espaço para as famílias codoenses

Ao relacionar o tema à realidade do município, Ibrahim Neto destacou a inauguração da Praça São Pedro, entregue recentemente pela gestão do prefeito Chiquinho FC. Para o vereador, o novo espaço representa um importante ponto de convivência e lazer para a população, especialmente para os idosos. “Fiquei muito feliz ao ver muitos idosos aproveitando aquele espaço. É um ambiente onde poderão realizar atividades físicas, conversar, interagir com outras pessoas e desfrutar de momentos de lazer. Como morador da região de São Pedro, fico muito satisfeito em ver essa conquista para a comunidade”, declarou.

Poder público e sociedade unidos no combater as drogas

Em outro momento de sua fala, o parlamentar chamou atenção para o Dia Internacional de Combate às Drogas, ressaltando os impactos negativos que a dependência química provoca nas famílias e na sociedade. Ibrahim Neto enfatizou que o enfrentamento ao problema não deve ser responsabilidade apenas do poder público, mas também de toda a sociedade. “As drogas destroem vidas, comprometem a saúde mental, afetam as relações familiares e causam inúmeros prejuízos sociais. Cada cidadão pode contribuir para orientar, acolher e ajudar alguém a sair desse caminho”, destacou.

O vereador também fez referência ao trabalho desenvolvido em Codó por instituições que atuam na recuperação de dependentes químicos, citando o projeto liderado pelo Padre Orlando, que acolhe pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Para Ibrahim, iniciativas como essa merecem apoio e valorização da população, pois desempenham um papel fundamental na recuperação de vidas e no fortalecimento das famílias. Encerrando seu pronunciamento, o parlamentar desejou um bom trabalho aos colegas vereadores e reforçou a importância de ações coletivas voltadas à promoção da dignidade humana, da saúde e do bem-estar social no município.

QUATRO PESSOAS SÃO PRESAS POR TRÁFICO DE DROGAS

Compartilhe:
Uma operação integrada entre as forças de segurança do Maranhão resultou na prisão de quatro pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (24), no município de Pinheiro, na região da Baixada Maranhense.

A ação, coordenada pela Polícia Civil, com apoio operacional da Polícia Militar do Maranhão, teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra alvos investigados pelo crime de tráfico de drogas.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, as equipes policiais apreenderam entorpecentes dos tipos crack e cocaína, além de uma arma de fogo, aparelhos celulares e um veículo, materiais que, segundo as investigações, podem estar relacionados à atividade criminosa.

Diante dos indícios constatados durante a operação, quatro pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

Os presos, juntamente com todo o material apreendido, foram encaminhados para a Delegacia Regional de Pinheiro, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

A operação contou com a participação de equipes do NOC (Núcleo de Operações com Cães), do 10º Batalhão da Polícia Militar de Pinheiro (GOE, Força Tática e Serviço de Inteligência), da 5ª Delegacia Regional de Pinheiro, da Delegacia Regional de Cururupu, da Delegacia de Bacuri, do 1º e 2º Distritos Policiais de Pinheiro, além das delegacias de Santa Helena e São Bento.

POLÍCIA CUMPRE ORDENS JUDICIAIS CONTRA INVESTIGADOS POR ROUBO DE CARGA

Compartilhe:
A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã da última segunda-feira (22), a Operação Corte Final, com o objetivo de cumprir medidas cautelares deferidas pelo Poder Judiciário no âmbito de uma investigação que apura o roubo de uma carga de carne bovina ocorrido em São Luís.

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão domiciliar e três mandados de prisão temporária.

As investigações tiveram início após o registro de uma ocorrência informando que, no dia 30 de janeiro deste ano, um motorista saiu da cidade de Axixá conduzindo um caminhão carregado com mais de seis toneladas de cortes de carne bovina, avaliadas em aproximadamente R$ 132 mil. A mercadoria seria destinada ao abastecimento de estabelecimentos comerciais da capital maranhense.

Ao chegar ao Posto Fiscal da Estiva, em São Luís, onde realizaria procedimentos relacionados à documentação da carga, o motorista foi surpreendido por criminosos armados. A vítima foi rendida e teve sua liberdade restringida por várias horas, sendo retirada do caminhão e mantida sob vigilância em outro veículo, enquanto a carga era desviada pelos autores do crime.

Somente no período da tarde, a vítima conseguiu entrar em contato com o proprietário da carga, informando que havia sido libertada nas proximidades do bairro Anjo da Guarda. Até aquele momento, tanto o caminhão quanto a carga já haviam sido levados pelos criminosos.

A partir das diligências conduzidas pelo Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/SEIC), incluindo análise de imagens de videomonitoramento, levantamentos de campo, oitivas de testemunhas e investigados, foi possível identificar pessoas que, em tese, teriam participado diretamente da execução do crime, bem como da logística utilizada para ocultação, transporte e destinação da carga subtraída.

Com base nos elementos reunidos ao longo da investigação, foram expedidos e cumpridos os mandados de prisão temporária, além das ordens de busca domiciliar voltadas à coleta de novos elementos probatórios.

Durante a operação, aparelhos celulares foram apreendidos e serão submetidos à análise pericial, com o objetivo de aprofundar as investigações e ampliar o conjunto probatório.

As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos, esclarecer integralmente a dinâmica dos fatos, recuperar eventual patrimônio relacionado à atividade criminosa e promover a responsabilização criminal de todos os participantes da ação delituosa.

Vereador Teonilo do Garra propõe ação da Câmara para solucionar transtornos causados pela Transnordestina em Codó

Compartilhe:

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Teonilo do Garra destacou importantes obras executadas pela gestão municipal e chamou a atenção para os problemas enfrentados pela população em decorrência das constantes interrupções causadas pelos trens da Transnordestina na área urbana da cidade.

Importantes obras da Gestão Fé, Trabalho e Futuro

Inicialmente, o parlamentar parabenizou o prefeito Chiquinho FC pelos investimentos em infraestrutura e urbanização de diversos bairros do município. Teonilo ressaltou a inauguração da Praça no Bairro São Pedro, considerada por ele uma importante conquista para os moradores da região. “Depois de muitos anos de espera, hoje a população conta com uma praça bonita e bem estruturada. Além disso, várias ruas estão recebendo bloquetes e melhorias que garantem mais qualidade de vida para os moradores”, destacou.

O vereador também anunciou novas obras previstas para os bairros São Francisco e São Benedito. Segundo ele, diversas ruas do São Francisco receberão pavimentação asfáltica, enquanto no São Benedito serão realizadas intervenções na Avenida São Benedito, na Avenida Dr. José Anselmo e em várias travessas.

População clama por solução aos problemas causados pela manobra do trem no centro de Codó

Ao abordar outro tema, Teonilo do Garra manifestou preocupação com os inúmeros transtornos causados pela operação de manobra e permanência dos trens da Transnordestina parados no centro da cidade, principalmente nos horários de maior movimento. O parlamentar afirmou que tem recebido reclamações frequentes da população devido ao longo tempo em que as composições permanecem paradas, dificultando o deslocamento de motoristas, motociclistas e pedestres.

O direito de ir e vir é garantido pela Constituição. No entanto, em Codó, muitas pessoas acabam perdendo compromissos ou enfrentando grandes atrasos porque os trens ficam parados por horas, justamente nos horários de pico, quando pais estão buscando seus filhos nas escolas ou trabalhadores estão se deslocando para suas atividades”, ressaltou.

Diante da situação, Teonilo sugeriu que a Câmara Municipal se mobilize para buscar uma solução junto à concessionária responsável pela ferrovia. Entre as propostas defendidas pelo vereador está a definição de horários específicos para a circulação, além de outro local, fora do perímetro urbano, para manobras e paradas dos trens, evitando maiores prejuízos à mobilidade urbana. “Precisamos unir forças e buscar providências. A população não pode continuar sendo prejudicada diariamente por essa situação. É necessário encontrar alternativas que reduzam os transtornos e garantam mais fluidez ao trânsito da nossa cidade”, concluiu o vereador.

Fatos e Fotos: Confira os melhores momentos do Encontro das Mulheres do Agro de Codó

Compartilhe:

Em clima de união, troca de experiências e valorização da força feminina no campo, o Encontro das Mulheres do Agro de Codó reuniu produtoras rurais, empreendedoras e convidadas especiais em um momento marcado pela confraternização, conhecimento e celebração.

Com uma decoração temática acolhedora e uma mesa repleta de comidas típicas, o encontro proporcionou um ambiente de integração entre mulheres que, diariamente, contribuem para o fortalecimento do agronegócio e para o desenvolvimento da região. Além da programação especial, o evento foi uma oportunidade para estreitar laços, compartilhar experiências e reafirmar a importância do protagonismo feminino no setor agropecuário.

Presente no evento, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, destacou o crescimento da Comissão das Mulheres do Agro. “O Sindicato do Produtores Rurais de Codó só tem que agradecer a esse grande trabalho que vem se desenvolvido por essas mulheres, dando destaque para a presidente da Comissão das Mulheres, Inalda Béder, e que vem fazendo um grande trabalho. Hoje referência até a nível de Estado. Hoje o grupo de Mulheres de Codó tem destaque especial em todas essas feiras que vem acontecendo dentro do Estado do Maranhão. Outro ponto muito importante é a filiação das mulheres ao Sindicato, que antes era composto cem por cento por homens e hoje vemos a crescente presença das mulheres junto com a gente. Hoje o quadro de nosso sindicato tem mais mulher que homem. Isso é bom pois estamos vendo o empenho das mulheres dentro das suas disponibilidades, dentro dos seus afazeres, a gente está vendo que elas estão tendo uma dedicação muito especial para o trabalho delas voltados ao desenvolvimento do agro em nossa região”.

A coluna social registra alguns dos melhores momentos dessa edição, que mais uma vez demonstrou a força, a dedicação e a união das mulheres que fazem a diferença no agro codoense. Confira alguns registros do Encontro das Mulheres do Agro de Codó e reviva os momentos que marcaram essa grande celebração!

POLÍCIA PRENDE EMPRESÁRIA

Compartilhe:
Em uma ação realizada na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Perícia Oficial e da Equatorial Energia, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no bairro Jardim Eldorado, área nobre de São Luís. A ação teve como base uma investigação que apura o crime de furto de energia elétrica.

Segundo o Departamento de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), durante o cumprimento da ordem judicial, o perito do Instituto de Criminalística (ICRIM) constatou a existência de uma derivação clandestina, escondida na parede interna do imóvel, utilizada para desviar energia elétrica.

De acordo com as investigações, a ligação irregular alimentava quatro aparelhos de ar-condicionado da residência sem o devido registro no sistema de medição da concessionária.


Diante da constatação do crime, foi dada voz de prisão à empresária, titular da conta de energia do imóvel.

A mulher foi conduzida à sede da SEIC, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis relacionados ao caso.

A Polícia Civil reforça que o furto de energia, além de configurar crime, representa riscos à segurança da população, podendo causar sobrecarga na rede elétrica, curtos-circuitos e até incêndios.

Ao identificar ou suspeitar desse tipo de prática criminosa, a orientação é que a denúncia seja feita de forma segura e, se desejado, anônima, por meio dos canais oficiais da Polícia Civil e também da Equatorial Maranhão. As denúncias podem ser registradas pelo site www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116, com ligação gratuita.

INVESTIGADO É PRESO PELA POLÍCIA

Compartilhe:
Na manhã da última terça-feira (23), a Polícia Civil do Maranhão cumpriu um mandado de prisão contra um indivíduo investigado pela prática do crime de homicídio ocorrido no município de Graça Aranha.

A ação policial foi realizada no bairro Campos Dantas, em Presidente Dutra, onde os policiais civis localizaram e prenderam o investigado. Durante o cumprimento da ordem judicial, também foram apreendidos um aparelho celular e um veículo.

Além do mandado de prisão, as equipes policiais deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao investigado, com o objetivo de coletar elementos que reforcem a apuração do caso.

Após os procedimentos legais na delegacia, o preso foi encaminhado para uma unidade prisional da região, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

A operação é resultado de investigação conduzida por policiais civis lotados na Delegacia Regional de Presidente Dutra, que seguem trabalhando para o completo esclarecimento do crime.