Publicidade

Publicidade

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Deputado CÉSAR PIRES – O POLÍTICO MAIS ÉTICO E TRAÍDO DA HISTÓRIA DE CODÓ

A história política de Codó é marcada por constantes rompimentos e traições que movimentam os grupos políticos do município. Uma das maiores vítimas tem sido o deputado estadual César Pires. Mas, apesar de tudo, observa-se um deputado resiliente, ético, que sofre calado sem agredir familiares dos seus algozes. Nenhum gesto agressivo ou comportamento que fuja ao perfil de um bom político.

SÓ CACETADA NA ERA ZITO/NAGIB

Para eleger Zito Rolim prefeito pela primeira vez, o empresário Chiquinho Oliveira reunia as principais lideranças de Codó, uma delas o deputado César Pires, que como político passou a sonhar com o apoio subsequente de Zito Rolim.

Por sua vez, Zito resolveu apoiar outro candidato, abandonando e matando o sonho de Pires de ser apoiado pelo prefeito. Foi a primeira decepção: Zito Rolim o abandonou.

Na eleição seguinte, quando Zito decidiu concorrer à reeleição, Pires manteve-se no grupo de FC Oliveira, que naquele pleito lançou seu filho Francisco Nagib para disputar a Prefeitura contra o ex-aliado. O parlamentar abraçou a candidatura de Francisco Nagib, que foi derrotado.

Em 2016, estavam novamente todos juntos – Zito Rolim, Chiquinho Oliveira e Francisco Nagib – na eleição em que Nagib conquistou o mandato de prefeito. César Pires manteve-se fiel ao grupo e continuou no mesmo palanque. Mas a fidelidade e lealdade de César Pires não foram reconhecidas pelo grupo de Chiquinho Oliveira, que em 2018 decidiu apoiar a candidatura de Zito Rolim a deputado estadual, abandonando um aliado histórico. Era o segundo abandono.

LAPADA DE ZÉ FRANCISCO

Sem apoio do grupo ao qual sempre foi leal, César Pires ajudou a construir a aliança vitoriosa que levou Zé Francisco ao comando da Prefeitura de Codó.

Agora, depois de ver o filho de Zé Francisco lançando-se precocemente como pré-candidato a deputado estadual, César Pires assiste de longe a crise política que se instalou no grupo do atual prefeito. Foi a sua terceira decepção.

Com a maturidade e a ética de sempre, César Pires pode seguir um novo rumo e buscar novos aliados nas eleições de 2022 em sua terra natal.

Uma coisa é certa: observa-se sempre um deputado à frente do seu tempo, carregando consigo aquilo que o torna um parlamentar de reconhecimento público pelo seu talento, por sua honradez e, sobretudo, por respeitar a posição dos diferentes, sem agredir e tampouco baixar o nível, como se assiste dia e noite  em Codó, na ambiciosa missão de chegar ao poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário