Publicidade

Publicidade

sexta-feira, 11 de junho de 2021

OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO DE DROGAS, ARMAS E LAVAGEM DE DINHEIRO LEVANTA SUSPEITA SOBRE ALIADOS DE PREFEITO E VEREADOR DE CAXIAS

Uma operação da Polícia Federal que desarticulou, na manhã desta quinta-feira (10), uma facção criminosa suspeita de tráfico de armas, drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro, teria encontrado indícios que podem ligar o esquema a Joelton Donny Brito Mota, 27 anos, e Mailson de Abreu Brito, 33 anos, vulgo Arrupiado, aliados do prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos) e homens de confiança do presidente da Câmara, Teódulo Damasceno (PP).

Joelton Donny ao lado do presidente da câmara de Caxias

Joelton Donny ao lado do presidente da câmara de Caxias

Segundo a reportagem do site Maranhão de Verdade apurou, a dupla que era responsável pelo gerenciamento do jogo de azar conhecido por BetsVip no município caxiense, chegou a ser presa em outubro de 2018, por posse ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro, dois dos crimes investigados pela Operação Hesíodo que foi deflagrada no Maranhão e em vários outros Estados.

Conforme noticiamos mais cedo, a investigação faz parte do desdobramento de um inquérito policial instaurado inicialmente para investigar grupos criminosos com envolvimento em roubos contra instituições financeiras e a transportadoras de cargas no interior maranhense.

Durante o transcorrer das investigações, segundo a Polícia Federal, foi revelada a existência, em algumas regiões do interior do Maranhão, de pessoas ligadas à facção criminosa com atuação em âmbito nacional, sendo levantados indícios de que os investigados possam estar integrados àquela facção criminosa, ou, ao menos, estar auxiliando em suas atividades ilícitas, especificamente dentro de células criminosas atuantes em determinadas cidades maranhenses, como Caxias e Timon.

Os investigados, segundo a operação, teriam tarefas bem definidas dentro do grupo criminoso, alguns eram o “braço armado” do grupo, realizando cobranças de dívidas, outros realizavam a venda de drogas e armas, e alguns eram operadores financeiros para lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal representou judicialmente perante o Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Luís, especializada em crimes praticados por organizações criminosas, tendo sido deferidos 24 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de prisão temporária, além de constrição patrimonial. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Caxias (MA), Timon (MA) e Teresina (PI).

Para cumprimento das medidas cautelares foram empregados 102 policiais federais, com apoio da Polícia Civil de São Luís, que levou cães farejadores, além dos grupos táticos do Comando de Operações Táticas (COT) e apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional (Caop), grupos especializados em operações de alto risco.

Os envolvidos, caso condenados, podem responder em tese pela prática de crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

O nome da operação, Hesíodo, refere-se a um poeta grego que escreveu a obra Teogonia, na qual fez referência a origem de monstros da mitologia grega que espalhavam terror e miséria.

De acordo com o que a reportagem apurou, Joelton Donny – que seria motorista do chefe do legislativo caxiense – aparece nas redes sociais com material de campanha onde pede voto abertamente ao vereador Teódulo Damasceno (PP). Além dele, Mailson de Abreu – seu colega do submundo do crime – também aparece na internet fazendo campanha à favor do presidente da Câmara de Caxias.

Operação causa pânico na classe politica

A operação que investiga grupos criminosos com envolvimento em roubos contra instituições financeiras e a transportadoras de cargas no interior maranhense causou pânico na classe política da Princesa do Sertão. A repercussão levou preocupação a muitos políticos caxienses. O medo de prisão foi tão grande que o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), resolveu cancelar uma agenda de compromissos na cidade caxiense. Nos bastidores, segundo apuramos, a preocupação era com a prisão de um importante chefe de Poder no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário