Publicidade

Publicidade

domingo, 14 de março de 2021

Contratos sem licitação e com recursos da covid-19 rendem 56,8 milhões a empresário de Bacabal

Em apenas três anos, são 182 contratos que “Jean Rico” possui com 30 prefeituras espalhadas por todo o Maranhão, em sua maioria para aquisição de medicamentos e equipamentos para setores ligados a saúde.

Jean, conhecido como "rico é rico" abocanha até recursos da covid em contratos com prefeituras...

“Jean Rico” abocanha até recursos da covid em contratos com prefeituras.

R$ 56.817.975,83 (cinquenta e seis milhões, oitocentos e dezessete mil, novecentos e setenta e cinco reais oitenta e três centavos) essa é a soma vultuosa dos 182 contratos que a Center Med Distribuidora possui com nada menos que 30 (trinta) diferentes prefeituras maranhenses.

Registrada na Rua Frederico Leda, nº 1197, Jardim Valeria, município de Bacabal, a empresa está em nome de Ronni Roberte Mamede Bezerra, porém, o dono de todo o negócio, de fato, é um empresário da cidade conhecido popularmente como “Jean Rico” (foto).

– Apenas três anos

O que mais chama atenção é a velocidade com que “Jean Rico” alcançou tantos contratos com valor descomunal.

Apuração do Blog do Maylson Reis constatou que o primeiro contrato assinado pela empresa dele ocorre em julho de 2017, conforme dados do SACOP (Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão).

De lá pra cá, se tratando de dinheiro público, “Jean Rico” saiu do zero para quase 57 milhões de reais num curto espaço de apenas três anos.

Como isso é possível? Qual a formula mágica para fazer “negócios” com tantas prefeituras na “velocidade da luz”?

Para se ter uma ideia, apenas nesse inicio de ano, “Jean Rico” já fechou cinco contratos milionários e possui mais uma dúzia encaminhados para selar nas próximas semanas.

– Dinheiro da covid

Sob a alegação de caráter de urgência destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19), a Center Med Distribuidora ganhou milhões em dinheiro público em contratação por dispensa de licitação no intervalor dos últimos 12 meses.

Audacioso, “Jean Rico” talvez não saiba que “mexer” com recursos destinados ao combate/prevenção da pandemia da covid-19 é certeza que logo logo a Polícia Federal barte à porta.

– Prefeituras “clientes”

Entre as prefeituras nas quais a Center Med Distribuidora possui contratos estão: Pedreiras, Paulo Ramos, São Raimundo do Doca Bezerra, Poção de Pedras, Presidente Médici, Bernardo do Mearim, Lago dos Rodrigues, Arari e São Mateus do Maranhão.

E não para por aí, ainda tem as prefeituras de: São José dos Basílios, Balsas, Alto Alegre do Maranhão, Alto Parnaíba, Conceição do Lago-Açu, Santa Inês, Pio XII, Santo Amaro do Maranhão, Bom Jardim, Bom Lugar, Trizidela do Vale, Bela Vista do Maranhão, Satubinha, Pindaré-Mirim, Cajari, São Roberto, Santa Luzia, Estado do Maranhão, Joselândia, Bacabal, Lima Campos e Santo Antônio dos Lopes.

– Outro lado 

Ao Blog do DC, o empresário afirmou que iria se posicionar a respeito dos contratos, no entanto, até a publicação desse post nenhuma nota foi recebida. O espaço para esclarecimento continua franqueado. Na próxima reportagem, iremos detalhar cada um desses contratos e também a relação de “Jean Rico” com o seu sócio laranja, Ronni Mamede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário