Publicidade

Publicidade

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Preso em São Luís homem considerado “o rei das fraudes de energia elétrica”

Segundo a Polícia Civil, ele é suspeito de fazer serviços considerado de alto padrão para grandes empresários do comércio, redes de hotéis, motéis e residências de alto luxo no estado. Homem foi preso no bairro Bom Jesus, em São Luís.

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Defesa de Serviços de Delegados (DDSD)/SEIC, nas primeiras horas de quinta-feira (11), deu cumprimento a mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva do homem de iniciais F.A.M.C, no Bairro do Bom Jesus, em São Luís. Ele já vinha sendo investigado como sendo um dos maiores fraudadores de medidores de energia digital do Maranhão.

Em sua casa, foi descoberto um laboratório onde o mesmo manipulava medidores digitais. Foram apreendidos materiais utilizados para fazer alteração no medidor de energia, como alicates, furadeiras e registros de energia.

Ele instalava sistema de “controle remoto” dentro dos medidores possibilitando que uma unidade consumidora pudesse ligar/desligar o medidor quando melhor lhe conviesse, tudo com um simples toque de um controle remoto.

O serviço de fraude oferecido pelo eletricista gateiro (que implanta ‘gato’ na rede elétrica) era bem sofisticado, pois havia necessidade de grande conhecimento técnico em informática e eletroeletrônica.

Os alvos escolhidos eram sempre grandes consumidores de energia elétrica, como residências de alto padrão, hotéis, motéis, industrias e grandes comércios.

Durante as buscas no local, foram apreendidas mídias com cadastro de vários clientes do fraudador.

Segundo informações da polícia, as fraudes se estenderam por outras regiões do Estado e todos os beneficiários serão investigados.

O eletricista já havia sido preso em flagrante no passado, ao realizar fraude em uma academia localizada na Lagoa da Jansen, em São Luís.

O autor do crime deverá responder por furto de energia elétrica, conforme prevê o artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Ainda de acordo com o delegado, as investigações continuarão. “Para nós foi uma vitória e as diligências continuarão”.

A ação foi realizada com o apoio da Equatorial Maranhão. Após a prisão, o fraudador foi levado à Superintendência de Investigações Criminais (SEIC) para autuação em flagrante. Em seguida, ele foi encaminhado ao Complexo Penitenciário São Luís, onde ficará à disposição da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário