Publicidade

Publicidade

terça-feira, 21 de julho de 2020

CÉSAR PIRES COBRA DE FLÁVIO DINO REGULARIZAÇÃO DE SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO ESTADO

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado César Pires cobrou do governo Flávio Dino a regularização de salários e indenizações dos profissionais de saúde contratados pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O parlamentar revelou que os médicos estão com três meses de salários atrasados e outros trabalhadores dispensados da rede estadual de saúde não receberam as rescisões a que têm direito. “O Maranhão já recebeu mais de R$ 114 milhões do governo federal para o combate à pandemia do coronavírus. Onde estão sendo gastos esses recursos, se não estão pagando quem trabalha nas unidades de saúde?”, questionou.
O não pagamento dos salários de abril, maio e junho foi denunciado ao deputado por médicos contratados pela EMSERH. Ele também recebeu a denúncia de que enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, maqueiros e outros profissionais que prestaram serviços no Hospital Real – que havia sido arrendado pelo governo estadual e já desativado – ainda não receberam o salário de junho e nem a rescisão trabalhista. “Onde está o respeito por esses trabalhadores, chamados de heróis nas entrevistas do governador e nas propagandas? Eles não são super-heróis, muitos adoeceram e alguns até morreram na assistência às vítimas da pandemia. Não é justo que sequer recebam o pagamento a que têm direito”, enfatizou César Pires.
Na semana passada, a Assembleia aprovou a Medida Provisória 319, que autoriza o Executivo a abrir crédito extra de R$ 71 milhões, mais um repasse do governo federal para o enfrentamento à Covid no Maranhão. Na ocasião, César Pires cobrou transparência do governo estadual sobre a aplicação desses recursos, pois há divergência de informações sobre a quantidade de leitos e de respiradores destinados aos pacientes que contraíram o coronavírus no estado.
Sem receber esclarecimentos do governo estadual, acionamos a Polícia Federal e o Ministério Público, estadual e federal, para garantir maior transparência na aplicação das verbas federais no Maranhão. Recebemos desses órgãos a informação de que já há procedimentos instaurados para apurar essa questão. Vamos oficiar também os órgãos de fiscalização e controle em Brasília”, finalizou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário