Publicidade

Publicidade

domingo, 21 de junho de 2020

Presos fazem rebelião na penitenciária Irmão Guido e tropa de choque é acionada

Detentos da Penitenciária Irmão Guido iniciaram uma rebelião na manhã deste domingo (21). Segundo o capitão Tanaka Hittler, comandante da Tropa de Choque da Polícia Militar, às 9h policiais foram ao presídio para tentar controlar a situação, o que só ocorreu por volta das 12h. Ao todo, cerca de 20 PMs foram deslocados para o local. A tropa vai permanecer no presídio até que todos os detentos sejam acomodados, já que muitas selas foram destruídas.
Cidadeverde.com apurou que os presos quebraram várias grades da penitenciária e serraram barras de ferro. A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) ainda não se pronunciou sobre a rebelião.
Segundo o presidente do  Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, o motivo da rebelião ainda é desconhecido. As suspeitas recaem sobre casos de covid-19 na unidade prisional.
"A motivação ainda não está clara, mas há o indício que seja por conta da disseminação da covid", informou.
Ele disse ainda que não há relatos de policiais penais feridos ou feitos de reféns. "Temos poucos policiais penais para atender os presídios. Agora temos a pandemia. São vários os fatores que culminam nessas rebeliões", declarou.
A Irmão Guido fica localizada na BR-316, em Teresina.
NOTA
A Secretaria de Estado da Justiça informa que, na manhã deste domingo(21), presos da Penitenciária Irmão Guido realizaram um motim na unidade. A ação aconteceu nos Pavilhões B,C e D, e logo foi contida pelos Policiais Penais da unidade, do Grupo Tático Prisional e, também, com o reforço da Tropa de Choque da Polícia Militar. A Perícia Criminal foi acionada e a Sejus abrirá procedimento para investigar o caso e identificação dos autores do motim.

Foto: Cidadeverde.com
Hérlon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário